28/03/2021 às 14h43min - Atualizada em 28/03/2021 às 14h43min

​Internet banda larga: saiba tudo e compare

Redação
Você consegue se imaginar sem internet? Muitas pessoas não! Por esse motivo, a internet banda larga é considerada um serviço essencial, seja para trabalhar, estudar ou se divertir.

Se você chegou até aqui em busca de um plano, vamos te mostrar como escolher a melhor opção. Continue a leitura!

Quais são os tipos de internet banda larga no Brasil?

A banda larga é um tipo de conexão de alta velocidade. Diferente da dial-up, conhecida como internet discada, que tinha velocidade de até 56 Kbps, a banda larga tem, no mínimo, 128 Kbps de velocidade.

Atualmente existem diversas modalidades e tecnologias de banda larga, as mais conhecidas são: via cabo (TV e DSL), via satélite e fibra ótica. Elas possuem características diferentes e atendem a necessidades específicas.

Para te ajudar a escolher o melhor plano, criamos um Comparador de Internet Banda Larga, onde você pode analisar qual a opção mais barata e contratá-la de forma rápida.

Qual é a diferença entre a internet banda larga de cabo e a internet fibra ótica?

A internet via cabo e fibra ótica são os tipos mais conhecidos. Entenda a diferença:

Via cabo - utiliza uma estrutura de transmissão preexistente, possui baixo custo, mas é altamente sujeita a interferências.

Fibra ótica - tecnologia recente e escassa no Brasil, possui conexão estável e ultraveloz, porém, é mais cara.

Qual é a diferença entre a internet banda larga comum e a internet via satélite?

Nas regiões onde a internet via cabo e fibra ótica não estão disponíveis, a via satélite torna-se a melhor opção. A recepção e transmissão de dados é mediada por uma pequena antena, instalada no telhado da residência.

Apesar da ampla cobertura e velocidade de conexão mediana, essa modalidade pode sofrer interferências de sinal quando há mudanças climáticas.

Qual é o melhor plano de internet banda larga?

A primeira coisa a se considerar ao escolher um plano banda larga é analisar seu uso de internet. Se costuma a assistir a vídeos, por exemplo, a velocidade recomendada é 5 Mega, já para trabalhar, o ideal é a partir de 15 Mega. 

O próximo passo é avaliar as opções oferecidas na sua região. Claro, Vivo, TIM e Oi internet, comercializam planos bastante atrativos, mas são as operadoras menores, como Brisanet e Algar, que possuem as melhores avaliações segundo os clientes.

Internet banda larga Wi-Fi

O wi-fi não é um tipo de banda larga, mas sim uma tecnologia de rede sem fio que permite computadores, dispositivos móveis e equipamentos (impressoras e câmeras) se conectarem à internet.

Como saber a cobertura de internet banda larga na minha região

Apesar da variedade de planos banda larga comercializados, nem todas as modalidades podem estar disponíveis na sua região. A fibra ótica, por exemplo, está em expansão. 

No Comparador de Internet Banda Larga, você pode verificar se o plano desejado é ofertado na sua região. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp