30/03/2021 às 09h02min - Atualizada em 30/03/2021 às 09h02min

Nascidos em 2003 devem fazer alistamento militar que acontece de forma online

Cadastramento deve ser feito pelo site alistamento.eb.mil.br

Jivago França - PortalJNN*
*Com informações da Assessoria
Arquivo PortalJNN
O alistamento militar para o jovem do sexo masculino é obrigatório no ano que completa 18 anos e o cadastro termina no último dia útil do mês de junho; os convocados passam por uma seleção. Em 2021 os jovens nascidos em 2003 devem fazer seu alistamento de forma online pelo site alistamento.eb.mil.br.

Os jovens que nasceram antes de 2003 e não estão em dia com o serviço militar obrigatório devem procurar a Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação.

O alistamento militar para o jovem do sexo masculino é obrigatório a partir dos 18 anos, conforme lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964. O documento gerado com o alistamento é necessário para o cidadão se candidatar a qualquer emprego, concurso público e até para fazer passaporte, por isso, a importância de estar em dia com as obrigações militares.

Para o alistamento é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar. Para os que vivem no exterior e não têm número de CPF, o alistamento deve ser feito em uma repartição consular.

Desde 2016, o processo de alistamento militar pode ser feito pela internet. Em 2020 foram incorporados 6658 recrutas nos Quartéis e Tiros de Guerra da 5a Região Militar composta pelos estados do Paraná e Santa Catarina. No âmbito nacional se alistaram 122.065 jovens.
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp