07/04/2021 às 15h50min - Atualizada em 07/04/2021 às 21h29min

Jacarezinho altera local e Unidade Sentinela de combate ao Covid-19 passa atender no centro da cidade

Jivago França - PortalJNN
Imagem ilustrativa / Google imagens
A cidade de Jacarezinho alterou o local onde funciona a Unidade Sentinela de combate ao Covid-19. Desde o início da pandemia os atendimentos estavam concentrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro, próximo a praça do bairro.

Nesta semana houve a mudança de endereço e os atendimentos da Unidade Sentinela serão agora concentrados na antiga sede do Senac, ao lado do antigo escritório e sede da CPFL, próximo da praça Rui Barbosa no centro da cidade.

Com a mudança o atendimento na UBS da Vila São Pedro deve ser normalizado para outros casos não envolvidos com Covid-19. O PortalJNN confirmou a informação na tarde desta quarta-feira (7) e conversou com o secretário municipal de saúde, João Luccas Thabet Venturine.

Segundo o secretário, a instalação da Unidade Sentinela onde estava afetava todo o pronto atendimento da população do bairro. "As pessoas ficaram prejudicadas no bairro, porque a equipe da vila São Pedro ela foi pro [Dom Pedro] Filipack. Estrangulou o postinho (UBS) do Filipack porque ficou com duas equipes trabalhando em um postinho apertado", disse.

João Luccas destacou ainda que houve redução na jornada de trabalho na UBS do Dom Pedro Filipack. "Houve a redução por conta da aglomeração e a população da vila São Pedro ficou sem assistência, ficou desasistida esse tempo todo por conta da instalação do sentinela lá".

Ainda de acordo com o secretário, a mudança do local foi por escolha técnica. "Era uma coisa que precisávamos ajustar, tirar da unidade de saúde para que o atendimento volte ao normal e que as pessoas da vila São Pedro, vila Maria, vila Scyllas, todos os bairros ali não sejam prejudicados. Era uma questão de ajuste técnico para voltar ao atendimento normal da unidade básica", esclareceu.

 
A mudança da Unidade Sentinela de combate à Covid-19 para área central, segundo o secretário irá facilitar para população de forma geral. "Sediado na área central da cidade, tem uma logística que facilita todos os bairros. Próximo também da Santa Casa e para fazer essa referência é bem mais rápido e se chega um paciente que não está em boas condições e precisa de apoio de uma ambulância para ser encaminhado para Santa Casa, tem acessibilidade do prédio e deslocamento mais rápido. Tem uma série de vantagens", destacou João Luccas.

O secretário ainda salientou que o espaço novo é maior e facilita ainda fazer a separação de pacientes. "Tem um espaço maior. Dá para fazer a separação de pacientes positivados e pacientes que ainda não temos a confirmação do diagnóstico. Tem um espaço adequado que permite esse tipo de separação. Vamos ganhar muito com isto. Um prédio mais adequado por conta da localização e da estrutura e sem contar que vamos utilizar o postinho (UBS) da vila São Pedro para que ele volte a fazer pronto atendimento", finalizou João Luccas.

Atualizado às 21h29 para acréscimo de informações com o secretário de saúde
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp