08/06/2020 às 16h02min - Atualizada em 08/06/2020 às 16h02min

​SAAE de Ribeirão Claro passa por modernização e ganha eficiência e infraestrutura

Assessoria
Assessoria
O Serviços Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ribeirão Claro passou por um processo de modernização que inclui investimentos, obras, aquisições e melhoria na infraestrutura. O objetivo foi adequar a autarquia às normas exigidas por lei e prestar um melhor serviço à população.

Duas retroescavadeiras novas chegaram na última semana, por isso, a retroescavadeira que era usada pela prefeitura será transferida para o SAAE, com o objetivo de melhorar os serviços e reduzir custos. Para agilizar a entrega de notificações, faturas e visitas técnicas foram adquiridas duas motocicletas zero quilômetro para uso dos servidores da autarquia. O almoxarifado central, monitorado 24 horas por câmeras de vídeo deu mais segurança e agilidade, consolidando todo material empregado nas rotinas diárias em um mesmo lugar, diminuindo o tempo de resposta a demandas.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi totalmente reformulada e passou de duas para cinco lagoas usadas simultaneamente, o que representa 100% da capacidade. Um emissário foi construído, levando o esgoto tratado de volta ao ribeirão de forma correta. O resultado foi a diminuição considerável do odor, além do cumprimento das regulamentações legais. As lagoas estão sendo revestidas com geomembrana, para evitar a contaminação do lençol freático. Outro local que recebeu melhorias foi a Estação de Tratamento de Esgoto da Cachoeira recebeu adequações para melhorar a qualidade do efluente tratado e o seu lançamento no corpo hídrico.

Com objetivo de fortalecer o sistema de abastecimento, foram instalados novos reservatórios no distrito administrativo da Cachoeira, bairro Bechara 3, Residencial San Marino (próximo ao distrito da Cachoeira), além da construção de uma caixa d’água com maior capacidade no bairro rural  Sombreiro.

O bairro rural Sasdelli recebeu um novo sistema de abastecimento de água que beneficiará dezenas de famílias que moram no local. A Supercreche, o Jardim Ambiental Salomão Sogayar e o bairro Monte Claro têm recebido melhorias constantes para evitar problemas de abastecimento. Parte dos reservatórios receberam cercas de alambrado para maior segurança do patrimônio público e evitar vandalismo.

O diretor do SAAE, Antônio Carlos Chiarotti, destacou o ganho em eficiência da rede de água e a instalação de um novo sistema para redução de despesas. “Com os investimentos e melhorias a perda de água caiu de 48% para 30%”, revelou. “Estamos implementando a instalação do novo sistema de geração fotovoltaica e a expectativa é uma redução de despesas mensais em 60%”, completou.

De acordo com o prefeito Mario Pereira, o município investiu com o objetivo de melhorar o serviço prestado pelo SAAE e torna-lo referência em abastecimento de água e também em coleta, tratamento e destinação de esgoto. “Como resultado do investimento e do trabalho realizado pelo SAAE, Ribeirão Claro hoje atende todos os parâmetro da legislação vigente para tratamento e destinação do esgoto”, concluiu.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp