15/04/2021 às 09h36min - Atualizada em 15/04/2021 às 09h36min

​Professora da UENP é autora de livro ilustrado e inédito bilíngue Português/Libras

“A Saga do Surdo” já é reconhecida em várias regiões do Brasil como São Paulo e Nordeste

Jivago França - PortalJNN
Divulgação
A professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Maria Alice Floriano Franco é autora de um livro ilustrado e inédito bilíngue Português/Libras. A obra “A Saga do Surdo” já é reconhecida em várias regiões do Brasil como São Paulo e Nordeste.

Segundo Maria Alice, a obra ilustrada e inédita conta a trajetória da história dos surdos na humanidade. O livro tem texto em Língua Portuguesa, tradução em Língua Brasileira de Sinais (representada pelos avatares) e com apoio SignWriting (Escrita de Sinais).

 “Foram três anos de pesquisas e rascunhos intermináveis que pareciam nunca progredir, sempre havia algo para alterar. Quem vê um livro de 48 paginas ilustrado, nem imagina o processo difícil que é para chegar até aqui. Com o processo dessa obra, aprendi a valorizar ainda mais os livros e escritores independentes”, destaca a autora.

Um dos objetivos da obra é agregar a literatura surda e proporcionar a experiência de uma leitura bilíngue aos seus leitores, incentivando e divulgando a Libras no âmbito educacional e na sociedade. Traduzido em Libras, com textos em Português, o livro ilustrado aborda os principais fatos dessa história, iniciando no Egito Antigo até a conquista da liberação da língua de sinais (Congresso de Paris – 1971), após o Império Oralista. De forma simples e resumida o leitor terá em mãos um breve resumo de mais de 4.000 anos de história e, além disso, poderá de forma didática aprender Libras, Português.

“Todo o cuidado com a tradução da Libras respeitando todos aspectos, culturais, éticos e gramaticais. Respeitando cada vírgula da Língua Portuguesa (vai por mim, parece que são simples frases, mas há tantas regras, que uma simples frase se torna um grande desafio).  Cada detalhe da escrita de sinais feito com muito carinho, atenção e revisão. As vezes abrimos mão de um sonho para realizar outro sonho que julgamos prioridade e eu não me arrependo nenhum pouco de ter priorizado a produção da minha obra A Saga do Surdo. Os demais sonhos acontecerão a partir desse”, destacou Maria Alice.

A autora tem graduação em Processos Gerenciais pela Unicesumar, Letras Libras Licenciatura pela Faculdade Eficaz, Pedagogia pela Unifacvest e pós graduação em Língua Brasileira de Sinais pelo IBF. Ela atua como professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), é coordenadora do Projeto Faísca, Professora de Libras em Cursos profissionalizantes, foi professora apoio de Libras na Prefeitura de Cornélio Procópio (PR) de 2017 a 2019. Além do livro bilíngue “A Saga do Surdo", ela ainda tem o projeto audiovisual " A Saga do Surdo" - aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

Conheça mais a obra e a autora clicando aqui.

Instagram: @projetofaisca_escolavirtual e @mariaaliceflorianofranco

YouTube: Projeto Faísca

Página Facebook: Libras Projeto Faísca

 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp