21/04/2021 às 12h58min - Atualizada em 21/04/2021 às 12h58min

​General Mills vende Laticínios Carolina

Comprador é Grupo Pereira, de Toledo que assume empresa de iogurtes sediada em Ribeirão Claro

Tribuna do Vale com Pipeline – Valor Econômico
Divulgação
Notícia veiculada na segunda-feira, dia 19, no site de informações econômicas Pipeline, do jornal Valor Econômico, revela que a General Mills, segundo maior produtor mundial na área de alimentos, vendeu o controle da empresa Laticínios Carolina, com sede em Ribeirão Claro, para o Grupo Pereira, que tem sede em Toledo, Oeste do Paraná. O valor do negócio não foi revelado.

O Grupo Toledo, controlado pelo empresário Osmar Pereira, também atua na área de lácteos (Dinelly, Unibaby), mas tem forte presença na comercialização de água mineral, tendo como carro chefe a marca Sferriê, presente em várias partes do país.

Segundo informações do Valor Econômico, a Laticínios Carolina, fabricante paranaense de iogurtes e outros lácteos faturou R$ 228 milhões em 2020. Fundada há mais de 50 anos pelo ex-prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo e seu pai, Geraldo Araújo, a empresa tem mais de 400 funcionários e passou para o controle da General Mills em 2015, negócio que, à época, também foi disputado pelo Grupo Pereira.

A empresa compradora também foi fundada no Paraná, tem uma trajetória que se identifica com seu fundador, o empresário Osmar Pereira. À época da aquisição pela General Mills, o Grupo Pereira chegou a avaliar a aquisição, mas o apetite da General Mills foi maior na hora de dar o preço, disse uma fonte.

No Brasil, a General Mills atua com as marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs e Betty Crocker. Uma de suas sedes fica na cidade de Cambará, no Norte Pioneiro.

Uma trajetória de sucesso e conquistas

O empresário Osmar Pereira, 49 anos, tem orgulho de dizer que nasceu em Toledo, mais precisamente no distrito de Novo Sobradinho, onde estudou, cresceu e fundou sua indústria. Seus pais, dona Neli e o sr. Aldino João Pereira e a irmã Nelce Maria Pereira, chegaram em Toledo em 1970 para trabalhar na agricultura, investiram em terras em Novo Sobradinho, onde se instalaram, depositando a esperanças de um futuro promissor para a família, dois anos depois, nasceu o segundo filho do casal – Osmar Pereira.

O empresário Osmar Pereira é formado em administração de empresas e começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos, ao lado do pai na suinocultura. Tinha no seu dia a dia o cuidado de 100 matrizes, desde a alimentação, a compra da ração, até a negociação das vendas.
Nesta época, a família Pereira tinha mais uma atividade econômica, a ordenha de leite. Todo o leite produzido era vendido para uma indústria da região.

Um certo dia, ao acompanhar a mãe ao supermercado, Osmar, observou a grande diferença do valor na venda final do produto. Na época, R$ 0,50 (centavos), era o valor que a família recebia por litro de leite. Prestes a completar 16 anos, Osmar fez então um acordo com o pai, passaria a comercializar ele próprio o leite para agregar mais valor ao produto. Passando a partir daquela data a conciliar o trabalho com a suinocultura e a entrega do leite.

O trabalho iniciava ainda bem cedo, pela manhã, com a ordenha. Era preciso levantar antes das cinco, com o nascer do sol, tomar um café bem reforçado. Após ordenhar as vacas, era necessário entregar o leite que era condicionado em garrafa pet e transportado por Osmar em caixas de madeira, construídas por ele.

No início, o leite era vendido apenas em Novo Sobradinho, mas a vontade de crescer era grande e Osmar passou a oferecer também em bairros de Toledo, chegando a entregar 200 litros por dia. O trabalho era duro, as estradas na época não eram tão boas, enfrentava chuva e frio. Da entrega, direto para o pasto, para a silagem, não sobrando muito tempo para o descanso. Mas, o sonho de crescer aumentava a cada dia, fazendo com que Osmar trabalhasse com mais e mais afinco.

Estava aí, nascendo um grande sonho da família Pereira, este que foi iluminado pela força e vontade de crescer. Uma história brilhante e um sonho, que aos poucos foi transformando em realidade quando Osmar, na década de 90 decidiu que já era hora de inovar, era preciso pasteurizar e empacotar o leite. Mas, para isso, era necessário investir em máquinas, derrubar tudo, para dar espaço a novas instalações.

Para iniciar a indústria, era preciso investir, recorreu ao pai. O sr. Aldino, acreditando no trabalho e no potencial empreendedor do filho, prontamente ofereceu 10 matrizes que foram comercializadas. Com o valor, Osmar comprou o primeiro pasteurizador lento. Em seguida, registrou o produto no Serviço de Inspeção Municipal – SIM. O leite que antes era entregue de casa em casa começa a partir de então a ser comercializado nas panificadoras e supermercados de Toledo e região, surgindo assim, a Indústria e Comércio de Laticínios Pereira.

Determinação e superação

Um exemplo de determinação e superação, acompanhado do espírito empreendedor, permitiu que em pouco tempo a indústria desse um salto ainda maior, quando o empresário Osmar Pereira, em busca de novos desafios fez um curso de especialização no Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Minas Gerais, um dos mais renomados do país, passando a partir daí fabricar uma larga linha de iogurtes na qual se especializou ainda mais.

A conquista, do SIF (Serviço de Inspeção Federal) permitiu a exportação dos produtos para os demais estados brasileiros consolidando a indústria em um empreendimento sólido e de sucesso. A empresa conta com um moderno laboratório onde é analisado o leite in natura e todos os produtos produzidos pelo Laticínios Pereira que atestam a alta qualidade dos produtos.

O negócio cresceu e atingiu as demais regiões paranaenses e do Brasil. Aquele trabalho movido pelo empenho pessoal e pela determinação do empresário e de sua família resultou na formação de um conglomerado empresarial conhecido hoje como Grupo Pereira, que atua em vários setores da economia.

Com cerca de 400 colaboradores, o aperfeiçoamento profissional é constante no Laticínios Pereira. A empresa que começou pequena, com apenas 12 metros quadrados, hoje conta dom um espaço físico de mais de 6 mil metros quadrados e equipamentos modernos de última geração. A sede foi mantida na localidade de Novo Sobradinho – distrito de Toledo. A cidade é conhecida como a “Capital do Agronegócio do Paraná”. A região é a terceira bacia leiteira do Paraná e a quarta do Brasil. A empresa conta ainda com CD e filial nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de Curitiba.

Crescimento

Atualmente, a Indústria e Comércio de Laticínios Pereira é a maior fabricante de iogurtes do Paraná, com capacidade de produzir em torno de 400 toneladas dia de iogurtes e fermentados.

Desde sua fundação em 1993, a indústria vêm construindo uma marca forte e de sucesso, com os produtos Unibaby e Dinelly. A empresa industrializa mais de 100 produtos, entre eles: iogurtes, bebidas lácteas, sobremesas, cremes, requeijões, petit suisse, leite fermentado, iogurtes probióticos e linha light que estão à disposição dos consumidores nos supermercados e panificadoras do Paraná, e mais 6 estados brasileiros. São produtos com alto padrão de qualidade que chegam à mesa dos consumidores de todas as idades.
Parcerias de sucesso

Atualmente, a empresa mantêm parcerias com outros conceituados grupos, como o Pão de Açúcar, o Carrefour e o Walmart, sendo responsável pelo beneficiamento de marcas próprias dessas três redes que atuam com destaque no mercado nacional.
Novidades

O empresário Osmar Pereira viaja constantemente para diversos países em busca de novidades em produtos e novas tecnologias. Como no ano de 2019, quando a indústria adquiriu diversos equipamentos da Itália, o que permitiu uma maior automação.

Bebidas não alcoólicas

Focada no crescimento, a indústria de Bebidas Pereira lançou em 2011 no mercado uma linha de bebidas não alcoólicas. Entre elas, os energéticos nas marcas GHP Energy Drink e o Deep Blue Energy Drink. E o Isotônico OP.ONE, produzidos na embalagem de 500 ml nos sabores, tangerina, laranja, uva e limão.

Água Mineral Sferriê

Com a necessidade de perfurar mais um poço artesiano para suprir a demanda de mais água para a indústria, para a surpresa da família Pereira foi constada através de análise que a água que jorrava do poço era mineral. A partir deste momento o desafio maior era industrializar e comercializar a água.

Em pouco tempo surge a Água Mineral Sferriê – com propriedades terapêuticas que proporcionam saúde e qualidade de vida para todas as gerações. Água mineral naturalmente alcalina com pH 10 e 0,34mg/l de Vanádio. Rara combinação que proporciona ao organismo mais saúde e equilíbrio. Extraída a 230 metros de profundidade do solo, a Água Mineral Sferriê vem da fonte Novo Sobradinho que encontra-se sob o Aquífero Guarani – uma das maiores reservas subterrâneas de água potável do planeta. Além de exportada a água mineral Sferriê é comercializada no Paraná e mais três estados brasileiros.
Sucesso

Olhando a trajetória da empresa e da vida pessoal Osmar acredita que o sucesso foi possível por que o Pai, sr. Aldino acreditou em seu potencial. “Meu pai acreditou em mim, colocou o negocio da família em minhas mãos quando eu tinha 14 anos. Com 18 anos meu pai me emancipou, para abrir a empresa, em sociedade junto com ele. Desde então, estamos crescendo com os negócios, não medimos esforços, estamos sempre lançando novos produtos no mercado, investindo em tecnologia de ponta e ampliando constantemente nosso quadro de colaboradores. Agradeço a ele (meu pai), por acreditar em mim e a minha mãe Neli. Agradeço a minha esposa Sheila Riechel da Silva Pereira, meus filhos Gustavo e Isabela que trabalham ao meu lado na empresa. Agradeço aos colaboradores que fazem parte do Grupo Pereira pela dedicação e profissionalismo, aos parceiros e clientes, ao Orca Contabilidade que está desde o início do Laticínios Pereira ao meu lado me assessorando. Agradeço a honraria concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Toledo, recebo com muito orgulho a medalha Willy Barth. Agradeço a Deus por estar sempre ao meu lado e da minha família”, declara o empresário Osmar Pereira.
 Responsabilidade social

A preocupação com a responsabilidade social e o meio ambiente também é uma constante na empresa que conta com embalagens modernas, dinâmicas e recicláveis para seus produtos produzidos pela própria indústria que já recebeu diversos prêmios por sua qualidade. Além disso, a empresa tem uma extensa reserva ambiental e área de reflorestamento.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp