28/04/2021 às 10h08min - Atualizada em 28/04/2021 às 10h08min

Jacarezinho lidera em número de vacinados na Região

Até aqui, município aplicou 12.016 doses de vacinas contra a Covid-19

Tribuna do Vale
Divulgação
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que Jacarezinho lidera em número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 na Região. Somando aqueles que receberam a primeira dose (7.289) e a segunda (4.727), no total foram vacinadas 12.016 pessoas, a grande maioria idosos acima de 62 anos de idade. O município conta com um grande contingente de profissionais ligados à área da Saúde, bem como Policiais Civis e Militares, outros grupos vacinados.

O secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturini, esclarece que a vacinação tem sido rápida em virtude da cooperação dos profissionais da Vigilância Epidemiológica e outros servidores da Prefeitura, que não medem esforços para realizar o trabalho, seja nos finais de semana, ou à noite, conforme as campanhas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “Alguns cidadãos nos perguntam em relação à previsão de futuras vacinações, mas não depende de nós. Recebemos as doses da SESA, que por sua vez as recebe do Ministério da Saúde. O que posso garantir é que, assim que recebemos novos carregamentos de vacinas, imediatamente iniciamos os preparativos de vacinação e, no máximo em 24 horas, já as aplicamos na população, conforme os critérios estabelecidos pelos organismos citados”, explica.

O prefeito Marcelo Palhares, segundo Venturini, tem feito o possível para garantir que não faltem recursos, sejam financeiros, humanos ou de materiais e equipamentos, a fim de garantir a rapidez nas vacinações. “Já chegamos a vacinar mais de 1.300 pessoas em um único dia, o que demostra que estamos preparados. A questão que nos impede de aumentar o número de imunizações é mesmo a falta de vacinas”, garante o Secretário.

O Ministério da Saúde, além de critérios populacionais, também se vale de rankings de vacinações passadas para elaborar seu plano de distribuição de vacinas, e Jacarezinho historicamente tem um desempenho muito bom nesse quesito. “Nós tínhamos a expectativa da aprovação da Sputinik V, pela Anvisa, para através do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde) adquirirmos cerca de 20 mil doses. Infelizmente essa vacina não foi aprovada. Vamos agora tentar alternativas”, conclui.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp