29/04/2021 às 15h34min - Atualizada em 29/04/2021 às 15h34min

​Diretoria da Atunorpi participa de lançamento estadual do programa Paraná Produtivo

Abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) no Sesc/Senac em Jacarezinho

Assessoria Atunorpi
Assessoria Atunorpi
A diretoria da Associação Turística do Norte do Paraná (Atunorpi), participou na manhã desta quinta-feira (29) do lançamento estadual do programa Paraná Produtivo. A abertura aconteceu em solenidade na unidade Sesc/Senac com a presença do secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, prefeitos da região e outras lideranças.

Além do presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi, o consultor da entidade, João Gouveia Cézar do Coletivo Pratique Turismo Regional, Michel Couto Mendes, Secretário de Turismo de Tomazina e diretor técnico da Atunorpi, e Sandra Camacho da Paraná Turismo escritório de Londrina também estiveram presentes no evento como representantes da associação turística.

Welington destacou a importância do programa para o turismo e principalmente para a região do Norte Pioneiro. “O secretário ainda veio ver em loco o potencial turístico do Norte Pioneiro do Paraná. Ontem já estivemos em Tomazina onde o foco é o turismo de aventura e religioso e o secretário pode ver e constatar as necessidades para ampliar e divulgar ainda mais o turismo na nossa região”, disse o presidente da Atunorpi.

Segundo o governo do estado, a ideia do programa é identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado. Serão realizadas oficinas com lideranças locais para diagnósticos de cada região. As primeiras acontecem quinta e sexta-feira.

“A principal questão é fazer uma integração entre as políticas públicas municipais e as politicas públicas do estado e que possamos juntamente com os prefeitos da região estabelecer quais são os projetos estruturados pro estado. Nós sabemos a importância da duplicação da PR-092, mas além dessa questão de infraestrutura, precisamos também desenvolver as potencialidades regionais”, explicou o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge

Em maio serão promovidas oficinas em outras seis regiões. Na sequência, haverá reuniões para tratar das oportunidades encontradas pelos participantes. O próximo passo prevê encontros para priorizar ações e, no terceiro trimestre do ano, haverá a entrega do plano de ação a ser desenvolvido. Ao todo, serão organizadas quatro oficinas em cada uma das oito regiões.

Por causa da pandemia, inicialmente as oficinas serão virtuais. Em todas as fases, a ideia é integrar políticas públicas municipais e estaduais, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas e pelos setores empresariais e acadêmicos. Os investimentos do governo estadual também serão direcionados de forma integrada, otimizando ações e recursos para o desenvolvimento de projetos estruturantes para essas regiões.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança  Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp