MENU

26/04/2021 às 11h36min - Atualizada em 03/05/2021 às 00h00min

PROPÓSITO E CAUSA: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO SOCIAL CORPORATIVA

Em um período de grave crise como o que estamos enfrentando, as ações das empresas fazem a diferença na vida de quem mais precisa

SALA DA NOTÍCIA Paula Ferezin
https://construcaosaudavel.org/


Fabíola Vasconcellos Cecon
Presidente do Movimento Construção Saudável e diretora da Mactra Impermeabilizantes


Atuar em conjunto em prol de uma causa maior. Foi assim que surgiu a ideia de criar o Movimento Construção Saudável.

A saúde do imóvel pode afetar diretamente a saúde das pessoas, pois um ambiente com umidade e mofo é potencialmente nocivo à saúde. Este problema nas edificações normalmente é causado pela falta ou deficiência na impermeabilização. Nosso tema “Impermeabilização é saúde” está diretamente ligado à ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) número 3, que trata de saúde e bem-estar.

Antes da pandemia, a quarta maior causa de internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), já era por problemas respiratórios. Dados da Organização também mostram que 30% da população no Brasil possui algum tipo de alergia. A incidência de rinite alérgica no Brasil é uma das mais altas do mundo, com 25% de prevalência.

Tratar a rinite, sinusite, bronquite com remédios e continuar no mesmo ambiente úmido e insalubre não resolve o problema. O mofo é alergênico e pode causar ou piorar diversos problemas respiratórios. Por isso um ambiente saudável é fundamental e a impermeabilização correta é essencial para garanti-lo.

Mas, infelizmente, fala-se muito pouco sobre isso. Os profissionais da área – arquitetos, engenheiros, pedreiros – os profissionais da saúde e grande parte da população não tem consciência sobre a importância da impermeabilização preventiva. Normalmente a impermeabilização só é feita de forma corretiva, como reparo, executada depois que o ambiente já está com problemas. De cada dez pessoas que procuram produtos para impermeabilização, sete já estão com graves problemas de infiltração.

Consciente deste cenário e aliando a vontade de trabalhar com um grande propósito, resolvi agir. O objetivo foi unir todo o setor de impermeabilizantes em um projeto que pretende melhorar a saúde das pessoas. O Movimento Construção Saudável tem como um dos principais objetivos ampliar a conscientização sobre como a saúde das construções impacta na saúde das pessoas que vivem nelas. Pela primeira vez empresas que são concorrentes diretas – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – se uniram em prol de um bem maior.

E não queremos parar por aí. Nossa intenção é reunir o maior número possível de empresas para mudar realmente o cenário da habitação no país. O desafio é grande e juntos conseguiremos impactar mais pessoas.

Estima-se que 80% dos imóveis no país apresentam complicações relacionadas a umidade e infiltração. Segundo dados do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), a umidade responde por 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras.

A Tese de Impacto Social em Habitação, apresentada pela Artemísia, aponta que são mais de 8,2 milhões de pessoas que residem em áreas de riscos. Nestas regiões o problema é ainda mais grave. Famílias inteiras convivem em um cômodo, dois, muitas vezes sem janela e sem ventilação, um ambiente bem propício para ocasionar diversas doenças.

Atuar em conjunto para transformar essa realidade é fundamental. Dentro do nosso propósito dois pilares são fundamentais: saúde e educação. Na saúde, queremos levar informação, conscientizando e mobilizando a sociedade. Na educação iremos, entre outras ações, convidar as universidades e instituições de formação técnica para discutirmos e melhorarmos os conteúdos de ensino.

Vamos precisar de todos: das empresas, startups e instituições conectadas com o tema da habitação social, tais como Vivenda, Moradigna, Habitat para a Humanidade Brasil, iniciativas que atuam fortemente em regiões periféricas com grandes resultados.

Acompanho a evolução das empresas e do mercado da construção civil com otimismo. Há alguns anos as grandes companhias se preocupavam apenas em custear programas de auxílio e agora participam ativamente e caminham junto com as causas sociais, com um propósito real.

Acredito que quando temos um propósito nós encontramos o motivo da nossa existência. É ele que nos move, muda a forma de trabalhar, nos faz acreditar e genuinamente ver além do lucro. As empresas do futuro são as que tem um propósito.

Fabíola Vasconcellos Cecon é presidente do Movimento Construção Saudável e diretora da Mactra Impermeabilizantes. Formada em Arquitetura pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas, Fabíola tem extensa experiência no segmento. Há mais de 20 anos na Mactra, foi dela a ideia de criar um movimento em prol da conscientização sobre a importância da saúde das construções e daqueles que vivem nelas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp