04/05/2021 às 17h11min - Atualizada em 04/05/2021 às 17h11min

​Atunorpi destaca importância do programa Paraná Produtivo

Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná acompanhou agenda em Jacarezinho e Cornélio Procópio

Assessoria Atunorpi
Secretário estadual Valdemar Bernardo acompanhado do presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi, do prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche e do deputado Romanelli (Assessoria)
A diretoria da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi), participou na última semana do lançamento estadual do programa Paraná Produtivo em Jacarezinho e Cornélio Procópio. Para o presidente da associação, Welington Trautwein Bergamaschi, o programa irá ajudar a alavancar principalmente o turismo e a economia da região do Norte Pioneiro do estado.

Segundo Welington, o fato do próprio secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge estar na região e visitar diversos locais além do lançamento do projeto, mostra a intenção de melhorar a área turística e fortalecer cada vez mais os projetos em andamento.

Em Jacarezinho, acompanhado do prefeito Marcelo Palhares, o secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge visitou vários pontos, entre eles a Catedral Diocesana Imaculada Conceição, que faz parte da Rota do Rosário no turismo religioso.

"O Norte Pioneiro já tem um potencial turístico e econômico, mas de forma organizada e com apoio do governo estadual poderá melhorar cada vez mais e com isto fortalecer os empreendimentos existentes e até surgirem novos. O Paraná Produtivo será de extrema importância, pois definirá o foco que será tomado e com isto irá auxiliar no ponto certo", destacou o presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi.

Durante a passagem do secretário de estado no Norte Pioneiro, acompanhado da equipe da Atunorpi, foi visitada as cidades de Tomazina, Carlópolis e Ribeirão Claro, onde a comitiva pôde conhecer pontos turísticos e empreendimentos dos municípios. A comitiva fez visitas técnicas no Hotel Portal, Condomínio Ilha Bela, Recanto do Pescador, Irmãos Rocha (produção de goiabas), Fazenda Harmonia (produção de café), Parque Vila do Café, Balneário Cachoeira, Pedra do Índio e Queijaria Bella Vista.

Em meio às visitas técnicas foram entregues projetos das cidades para o secretário Valdemar. Na ocasião, a Paraná Projetos e o secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes também fizeram a entrega de um compilado dos projetos preparados pela entidade para o Norte Pioneiro.

“Houve sinergia e integração muito interessante e positiva com a equipe do secretário e principalmente a Paraná Projetos que já entregou o compilado com os projetos já existentes para o Norte Pioneiro. A partir desse momento, juntamente com as oficinas do Paraná Produtivo, iremos começar a projetar o futuro juntos”, destacou o consultor da entidade, João Gouveia Cézar do Coletivo Pratique Turismo Regional.

O Paraná Produtivo tem o objetivo de identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado. Serão realizadas oficinas com lideranças locais para diagnósticos de cada região. As primeiras aconteceram na última semana na região do Norte Pioneiro.

“A principal questão é fazer uma integração entre as políticas públicas municipais e as políticas públicas do estado e que possamos juntamente com os prefeitos da região estabelecer quais são os projetos estruturados pro estado”, explicou o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp