MENU

05/05/2021 às 12h18min - Atualizada em 11/05/2021 às 00h00min

Shopping Metrô Tatuapé apresenta exposição “À Meia-Luz na Pele”

SALA DA NOTÍCIA Gabriela Bone

De 7 de maio a 6 de junho, o Shopping Metrô Tatuapé, que compreende o Complexo Tatuapé, levará ao público a exposição fotográfica ‘À Meia Luz na Pele’, que tem o objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre os relacionamentos abusivos. 

Serão 15 totens com 30 fotos inéditas para sensibilizar o público não apenas sobre os tipos de violência, mas também sobre o agravamento dos casos de feminicídio no País, das diferenças de gênero e do crescimento da violência doméstica. Além disso, de acordo com a idealizadora do projeto, Chica Portugal, o objetivo é motivar as pessoas à identificar essa experiência de forma particular, ou em algum conhecido que precise de ajuda. 

Além das fotografias, o público que visitar a exposição ‘À Meia Luz na Pele’, que segue todos os protocolos sanitários de segurança, também poderá desfrutar de uma experiência interativa, por meio do acesso a QR codes em cada peça, que direciona para vídeos e áudios com depoimentos reais de mulheres que viveram abusos ao longo da vida.

Feminicídio no Brasil

A pesquisa, feita por Chica Portugal, revelou dados alarmantes sobre o feminicídio no País. Em 2020, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de feminicídio cresceram 41,4% em São Paulo durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Mapa da Violência, mulheres negras têm três vezes mais chances de ser assassinadas que as mulheres brancas. No Brasil, para cada mulher branca vítima de homicídio, 1,8 mulher negra foi assassinada (soma de pretas e pardas). Segundo dados do 12º e 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Instituto Patrícia Galvão, três mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, e uma mulher registra agressão sob a Lei Maria da Penha a cada dois minutos. 

Ficha técnica:

 

Título: À Meia-Luz na Pele

Idealização e curadoria: Chica Portugal

Fotografia, design gráfico e efeitos: Milton Galvani

Atrizes do coletivo:  Bruna Brito, Bruna Magnes, Chica Portugal, Ellen Bueno e Gisele Vechin.

Atrizes convidadas: Beta Cinalli, Bruna Nogueira, Carla Gmursckzy, Cátia Massotti, Daniella Faria, Isabela Dentini, Lúcia Macedo, Luciana Mizutani, Mariana Luizetti, Marília Andreani, Rita Oliveira, Sara Lopes, Viviane Munuera, Ileuza Azevedo e Júlia de Carvalho

Produção, edição e consultoria de vídeos: Theo Grahl

Pesquisa e textos curatoriais: Chica Portugal

Textos das crônicas: Nanna de Castro

Transcrição de depoimentos e casting de voz: Gisele Vechin

Ilustrações: Aline Rodrigues

Produtora executiva: Ellen Bueno

Produção e coordenação geral: Chica Portugal

Assessoria de imprensa e redes sociais: Tangerina Conteúdo e RPMA Comunicação

Realização: Coletivo À Meia-Luz, Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo; Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

 

Serviço – Exposição À Meia-Luz na Pele
Data: De 7 de maio a 6 de junho de 2021
Local: Shopping Metrô Tatuapé – Piso Tatuapé

Endereço: Rua Domingos Agostim, 91, Tatuapé – São Paulo, SP

Ingressos: gratuitos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp