MENU

13/05/2021 às 17h45min - Atualizada em 14/05/2021 às 00h00min

5 táticas para vencer a preguiça, aumentar a produtividade e ter uma vida mais saudável

Especialista do Freeletics mostra como manter resoluções de saúde e bem-estar a longo prazo

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rodrigues

Manter as resoluções de saúde e bem-estar pode ser difícil, especialmente quando as desculpas começam a aparecer. Muitas pessoas fazem planos esperando o melhor dos resultados - e essa energia pode ajudar a dar os passos necessários -, entretanto, eles nem sempre seguem como o programado.
 

“O comprometimento a fazer exercícios e a ter uma vida mais saudável não se resume àquele momento de entusiasmo no início do ano ou de uma nova fase. Para que tudo aconteça, é preciso se comprometer com um objetivo maior e colocar o plano em prática com uma série de passos menores”, explica Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial. 
 

“Ao levantar cedo para treinar, se esforçar em exercícios com os quais tem dificuldade e tirar um tempo para limpar a mente apesar de todas as responsabilidades, é possível ter uma visão mais ampla do resultado”, destaca. Para a especialista, o grande obstáculo está em optar pelo caminho mais fácil - o "vício de sofá", que acaba influenciando nas decisões. “A mente está dizendo para treinar, de forma consistente e vigorosa, mas o vício de sofá prende ou força a apertar o botão de soneca”, completa. 
 

Para quem deseja manter o foco, o Freeletics reuniu algumas táticas para superar a preguiça e ter uma vida mais saudável - dentro e fora do local de treino. 

1. Use suas conversas internas para obter incentivo 

A conversa interna é muito simples, mas também muito poderosa. “Na verdade, é uma prática de ter um diálogo interno baseado na linguagem, que permita que você seja seu próprio guia e apoiador em sua jornada. Feito da maneira certa, ela reforça pensamentos positivos que te ajudam a manter a motivação, a lembrar de importantes pontos fortes ou conhecimentos que você possua, e podem te ajudar a encontrar seu ritmo ideal para os treinos”, explica Liora. 
 

A técnica tem sido usada por muitas pessoas, incluindo atletas olímpicos e militares das Forças Especiais para fortalecer seu foco e determinação quando estão praticando ou quando precisam usar suas habilidades em momentos decisivos. “Para quem deseja começar a praticar o diálogo interno, prestar atenção quando estiver dizendo a si mesmo algo extremamente negativo e ajustar a linguagem para ser mais realista, manter um pequeno diário de positividade ou gratidão e ter um pequeno mantra pessoal podem ajudar no processo”, pontua a especialista. 

2. Visualize seu próprio sucesso com antecedência

Visualizar o sucesso é o primeiro passo para alcançá-lo. “A técnica de visualização envolve ter pensamentos relacionados ao sucesso. Pode parecer um pouco fantasioso, porque talvez leve alguém a pensar que se trata apenas de imagens visuais que você coloca na mente, mas, na verdade, a visualização também abrange as memórias sensoriais que você tem em seu corpo”, explica Liora.
 

“Por exemplo, a visualização pode significar relembrar a sensação de tensão e relaxamento em seus posteriores da coxa e quadríceps enquanto você sobe uma grande ladeira na sua rota de corrida, assim como quando você está na academia treinando pernas. Assim como a conversa interna, a visualização é simples, mas poderosa”, destaca.

3. Conecte-se com outros amigos que têm objetivos similares 

Fazer parte de uma comunidade dá a sensação de pertencimento e o desejo de ajudar outros membros de um grupo. Treinar ou buscar mudanças de vida saudáveis como parte de um grupo é naturalmente mais fácil. “Ao se conectar com pessoas que têm objetivos e hábitos saudáveis semelhantes, você terá pessoas que vão te ajudar a alcançar seus objetivos da melhor forma que você precisar”, ressalta a especialista.

4. Tenha um planejamento

Para Liora, um pouco de planejamento pode ajudar muito. “Marcar a hora do treino na sua agenda é uma maneira de tornar esse compromisso mais tangível e real. Encontre um horário do dia que seja melhor para você e mantenha seu compromisso, como faria com qualquer outro. É um encontro com a sua saúde”, pontua. “Quando chegar o dia e a hora de treinar, se você ainda estiver se sentindo um pouco hesitante, é só começar e confiar em si para seguir em frente e dar o seu melhor. Coloque suas roupas de treino e vá treinar. Mesmo que não se sinta com disposição para treinar, depois de se trocar e se ajeitar no local escolhido, as coisas começarão a fluir”, recomenda.

5. Não se esqueça de se recarregar

Dias de descanso são importantes. “Existe o risco de treinar em excesso, e mesmo que você seja capaz de se motivar e superar seu vício de sofá por alguns dias consecutivos, você precisa garantir que seja sustentável para que você não se lesione ou se sinta exausto demais”, explica Liora. “Além disso, é mais fácil ter motivação para os treinos quando você sabe que terá dias de recuperação entre eles. E não são apenas uma recompensa. Seu corpo realmente precisa deles. Decida quando serão seus dias de descanso e o que você fará nesses dias. Reserve um tempo para refletir sobre o seu progresso ou desestressar e passar algum tempo fazendo algo que te faça feliz”, indica. “Com o passar do tempo, você será capaz de manter a motivação e as coisas vão acontecer de forma mais estável com a incorporação dos dias de descanso aos seus treinos”, completa Liora. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp