MENU

15/05/2021 às 22h00min - Atualizada em 17/05/2021 às 00h00min

Os desafios de cada dia do empresário

*Joaquim Xavier

SALA DA NOTÍCIA Marcela Lima
www.4fcom.com.br
Ter um negócio próprio é o grande sonho dos brasileiros, e se não for bem pensado, estruturado e avaliado pode transformar-se num grande pesadelo nas vidas das pessoas que em muitas ocasiões aventuram-se na atividade empresarial.

A atividade empresarial, se organizada cada um dos passos a serem seguidos, aliado a muita disciplina e detalhamento das ações a serem seguidas, aumentam às possibilidades para o almejado sucesso empresarial.

O primeiro desafio para os candidatos a empresários, está em iniciar a escrita do Plano de Negócio, sendo uma ferramenta indispensável do futuro negócio.

O Plano de Negócio é o principal documento escrito e elaborado pelo candidato a empresário, na qual fará a inserção das suas ideias de negócio, passando por todas as fases da futura empresa, como: Histórico do futuro negócio, dados econômicos do segmento a ser explorado, desenvolvimento da missão, visão, valores, definição do público-alvo, nome da futura empresa, nome fantasia, localização da futura empresa, administração, marketing, finanças, comunicação, tecnologia, recurso humanos e entre outros itens da gestão empresarial.

Nesta primeira fase, chamamos de Busca de Informações, que o candidato a empresário, precisará dedicar um tempo em coletar esses dados e informações que serão inseridas no Plano de Negócios de forma sistematizada e organizada.

Na segunda fase, temos a avaliação e análise criteriosa de forma clara e objetiva destes dados e informações, pois a partir deste momento começamos a ter o esboço da ideia de negócio propriamente dito.

*Joaquim Xavier é diretor de negócios da Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedores - FUNAFRO (https://www.funafro.com.br) e advogado.

Sobre a FUNAFRO (www.funafro.com.br)
FUNAFRO tem por objetivo capacitar e desenvolver afroempreendedores devido as perversas estatísticas de maior informalidade da mulher negra, baixa lucratividade, dentre outras. Além disso, a FUNAFRO cria programas de fomento aos negócios para os quatro pilares: mulheres, melhor idade, tecnologia e jovens.

Assessoria Empresarial: Assessoria empresarial nas áreas de administração, marketing, finanças, recursos humanos, jurídico, melhoria processos e entre outras. As empresas necessitam de informações, pesquisa e fornecimento de dados específicos ao crescimento do negócio. A FUNAFRO dispõe de uma equipe capacitada para uma análise diagnóstica e desenvolvimento estratégico de soluções para indústria, comércio, serviços e agronegócios.

Agentes de transformação de negócios: Consultoria em empresarial nas áreas de administração, marketing, finanças, recursos humanos, jurídico, melhoria processos e entre outras. A FUNAFRO orienta empresários, candidatos a empresários e empreendedores na gestão de negócios com foco em melhorias de processo, aumento de resultados e sustentabilidade dos negócios.

Mentoria: A FUNAFRO acompanha o empresário e o empreendedor e orientam as empresas que precisam de suporte administrativo em suas operações.

Joaquim Xavier é diretor de negócios da FUNAFRO. Também é advogado especializado em Direito Empresarial, Cível, Família, Trabalhista, Previdenciário e Código Defesa Consumidor e especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Ex-consultor jurídico e gerente regional do Sebrae/SP, de 1996 até 2016 e moderador de atividades envolvendo empresários de variados segmentos. Também é professor de graduação no curso de Administração e Ciências Contábeis, lecionando as disciplinas de Empreendedorismo, Inovação, Direito do Trabalho, Direito Comercial, Plano de Negócios e Gestão Empreendedora nas Micro e Pequenas Empresas nas Faculdades Santa Marcelina e União. Xavier também leciona nos cursos de pós-graduação, como Gestão de Novos Negócios com a disciplina chamada Características Empreendedoras e no MBA em Gestão Empresarial, Supply Chain e Logística Integrada, Comunicação e Marketing, Controladoria e Finanças nas Universidades Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Também participou de diversos Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais com foco em gestão de negócios, associativismo, cultura da cooperação, empreendedorismo, meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos, agronegócios, arranjos produtivos locais, clusters, desenvolvimento local e regional. Participação em missões nacionais e internacionais, e visitas técnicas empresariais nacionais em diversos segmentos, como calçados, têxtil e confecção, plástico, metal mecânica, petróleo e gás, movelaria, ovinocultura, cafeicultura, fruticultura, apicultura e pecuária de leite entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp