24/05/2021 às 14h53min - Atualizada em 24/05/2021 às 14h53min

​313 municípios do Paraná têm letalidade superior a Jacarezinho em relação à Covid-19

Apenas 3 municípios com população igual ou maior que Jacarezinho têm letalidade menor

Assessoria
Assessoria
Levantamento feito pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jacarezinho constatou que município está na 314.a posição no Paraná no que diz respeito à letalidade da Covid-19. A taxa de letalidade em Jacarezinho é de 1,51%, enquanto em Ourinhos (SP), por exemplo, esse número está em 2,58%. Apenas 3 municípios dos que apresentam letalidade menor que Jacarezinho têm população igual ou superior a 40 mil habitantes - Medianeira, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Aparentemente, municípios com menores populações conseguem controlar melhor a transmissão do coronavírus.

A pesquisa foi motivada por uma postagem de uma internauta na rede social Facebook, na qual se afirmava que Jacarezinho estava na liderança em relação às mortes causadas pelo coronavírus na região. Os números são do site Brasil.io, que tem como missão tornar acessíveis os dados brasileiros de interesse público, com transparência e colaboração (https://brasil.io/covid19/PR/), totalizando os dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde. Graças a uma força-tarefa de 40 voluntários que, diariamente, compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde, o site disponibiliza uma base de dados com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município. Os dados municipais não têm sido divulgados pelo Ministério da Saúde.

Testagem

Para o secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturini, “Jacarezinho tem um número grande de casos positivos para Covid-19 devido ao alto número de testes realizados – 44,7% de nossa população já foi testada (17.681 pessoas), enquanto Santo Antonio da Platina testou 15.097 até o dia 23 de abril, ou 33% de sua população (dados do Boletim Epidemiológico Municipal). A testagem maior contribui para a letalidade menor e nos possibilita monitorar melhor os casos”, exemplifica.

Com a 45.a população do Estado, o município está em 38.o quando se compara o número de casos absolutos - sem levar em conta outros fatores. Na totalização de óbitos por 100 mil habitantes (incidência) Jacarezinho está 171.a posição no Estado, menor do que municípios como Londrina, Maringá, Curitiba, Santo Antonio da Platina, Ponta Grossa ou Bandeirantes.

De acordo com o Informe semanal elaborado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Jacarezinho, 93,3% dos casos de Covid-19 confirmados no município foram leves, 2,2% assintomáticos, 2,7% moderado e 1,9% graves. Mesmo com esses números, considerados positivos na comparação com os demais municípios do Paraná, ocorreram 76 óbitos no município devido a complicações pela Covid-19.

Em relação a internações, 42 pessoas já estiveram internadas na UTI da Misericórdia de Jacarezinho desde o dia 14 de abril, quando a Santa Casa passou a contar com 4 leitos exclusivos para Covid-19. Destas, 30 vieram a óbito (77,5%), 8 conseguiram vencer a doença, e 4 continuam internados. No Paraná, segundo o matéria publicada no site Poder360 no dia 26 de março de 2021, 80,6% dos pacientes entubados vieram a óbito, enquanto no Brasil a média é 88% (https://www.poder360.com.br/coronavirus/88-dos-intubados-com-covid-em-fevereiro-morreram-no-brasil/).

“Conseguir uma vaga na UTI, além de ser muito difícil devido ao número elevado de casos, não garante sobrevivência aos pacientes. Daí a necessidade de conscientizar as pessoas de que só o uso de máscaras, distanciamento social e higienização, enquanto não estejam todos vacinados, pode evitar o aumento no número de óbitos”, finaliza Thabet.

Até a conclusão desta matéria, às 14h05 desta segunda-feira (24), Jacarezinho havia vacinado 9.375 pessoas com a primeira dose e 5.494 pessoas contra a Covid-19.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp