MENU

11/06/2021 às 16h20min - Atualizada em 13/06/2021 às 10h20min

Uso de tecnologias favorece o setor industrial para uma atuação mais sustentável

A sustentabilidade industrial reúne um conjunto de ações e políticas em prol da preservação do meio ambiente e combate à emissão de gases poluentes. O uso de produtos ecologicamente responsáveis, como lubrificantes industriais biodegradáveis, também é de grande influência

DINO
https://www.efficaxbrasil.com.br/

A queda na disponibilidade de recursos naturais, assim como a crescente atenção e preocupação em torno de questões ambientais, suscita o surgimento e a valorização de políticas e ações visando à redução da emissão de gases e à adoção de produtos ecologicamente corretos, como lubrificantes industriais biodegradáveis.

A indústria e as ações para redução de emissão de gases

Atualmente, a indústria brasileira é responsável por mais de 20% do PIB nacional. Ao mesmo tempo, os processos envolvidos nas linhas de produção têm participação de apenas 6% nas emissões de gases de efeito estufa. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A baixa emissão de gases se deve, principalmente, pelo uso de tecnologias desenvolvidas especificamente para uso no parque industrial brasileiro. Além disso, a indústria brasileira tem investido cada vez mais em fontes renováveis para a geração de energia. O uso de fontes renováveis no Brasil representa 83% de toda a matriz elétrica, porcentagem que fica entre 18% e 27% quando se fala em outros países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Indústria sustentável no país

A CNI tem trabalhado em um conjunto de ações que buscam a mobilização do setor industrial por meio de políticas, envolvendo parceiros, governos, investidores e outras partes interessadas. De acordo com as diretrizes da CNI, a indústria brasileira deve ter papel ativo no desenvolvimento ecologicamente correto do país, seguindo o texto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, ambos elaborados pela confederação.

Além das ações desenvolvidas pela CNI, o papel do Estado também é fundamental no sentido de promover o alinhamento de políticas tributárias, inovação, infraestrutura e políticas ambientais. É preciso, ainda, constituir normas que incitem a elaboração de soluções inovadoras em produtos (como é o caso dos lubrificantes biodegradáveis), em mais segurança jurídica e em novos modelos de processos e de negócios.

Boas práticas sustentáveis com lubrificantes industriais biodegradáveis

Entre as boas práticas para uma indústria mais sustentável, está o uso de produtos ecologicamente corretos, como os lubrificantes industriais. Tais compostos reduzem as agressões ao meio ambiente, sendo recomendados para sistemas hidráulicos que funcionam em condições acentuadas de vazão, pressão e temperatura.

Além disso, é possível e indicada a utilização de lubrificantes industriais biodegradáveis para equipamentos e processos que necessitam de fluidos com alto ponto de fulgor, alta proteção contra o desgaste e a corrosão. Esse tipo de lubrificante não agride ou danifica vedações, como anéis, retentores e demais componentes de plástico, borracha e elastômeros.

No caso, os gestores e administradores de indústrias brasileiras podem adotar os lubrificantes biodegradáveis ao adquiri-los com fabricantes e fornecedores do produto, como é o caso da EFFICAX Brasil, que desenvolveu uma linha biodegradável de óleos e graxas lubrificantes que superam o desempenho dos lubrificantes normalmente utilizados pela indústria, sem agredir ou ameaçar o meio ambiente e o ser humano.



Website: https://www.efficaxbrasil.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp