14/06/2021 às 10h14min - Atualizada em 14/06/2021 às 10h14min

​Candidatos de todo Brasil fazem o concurso da PM neste domingo

Os locais de aplicação de provas de conhecimentos gerais foram ampliados e seguiram todos os protocolos de biossegurança.

Agência Estadual de Notícias
Agência Estadual de Notícias
Candidatos de vários estados do Brasil estiveram em Curitiba e outros 27 municípios do Paraná neste domingo (13) para prestar o concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR), com oferta de 2 mil vagas para policiais militares e 400 para bombeiros militares. Os locais de aplicação de provas de conhecimentos gerais foram ampliados e seguiram todos os protocolos de biossegurança.

Além disso, a PM reforçou o patrulhamento nas imediações dos locais para garantir a ordem e a não aglomeração nos 379 locais de provas do Estado. Segundo o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 155.701 candidatos se inscreveram.

De acordo com o protocolo de biossegurança, para acessar os locais de prova os candidatos tiveram que usar máscara facial. Também era necessário ter pelo menos mais uma máscara para a troca após 3 horas e na entrada todos passaram por medição de temperatura.

CONCURSO – As 2,4 mil vagas são regionalizadas no Estado. Na categoria Polícia Militar, para a Capital e Região Metropolitana são 890 vagas; para a região de Londrina, 270; para a região de Maringá, 290; para a região de Ponta Grossa, 305; e para a região de Cascavel, 245.

Na categoria Corpo de Bombeiros, são 100 vagas para a Capital e Região Metropolitana; 200 para a região de Londrina e 100 para a região de Cascavel.

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por questões objetivas (60) e discursiva (redação). Os candidatos aprovados na fase deste domingo passarão para a fase de provas especificas, todas eliminatórias, que são Exame de Capacidade Física (Ecafi), Exame de Sanidade Física (Esafi), Avaliação Psicológica (AP) e Investigação Social (IS).

Após aprovação nas etapas, o candidato segue para formação e, durante este período, o soldado de 2º classe receberá bolsa-auxílio de R$ 1.933,63. Somente após a formação, que deve durar cerca de um ano, ele estará apto a ser promovido a soldado de 1ª classe e, então, passa a receber salário inicial de R$ 4.263,67.

EXPECTATIVA – A candidata Camila Belarmino da Rocha Carvalho, de Recife, chegou a Curitiba um dia antes. Ela já havia tentado o concurso da Polícia Militar de Pernambuco em 2016, mas agora espera passar e atuar na segurança Pública do Paraná.

“Quero contribuir com a segurança pública de todos os paranaenses. Me preparei e estudei, por isso estou confiante que uma vaga vai ser minha”, afirmou. “Minha mãe é policial em Pernambuco e quero seguir a mesma carreira dela”.

“Espero que meu estudo tenha resultado positivo e que eu consiga ser aprovada já em minha primeira tentativa, mas se não der certo, vou continuar tentando para alcançar este meu objetivo, que também é um sonho antigo”, reforçou a candidata Gabriela Ohi, de Curitiba.  

Para Tiago Francisco de Assis, ingressar na Polícia Militar é a garantia de segurança profissional. “É uma carreira promissora, que tem estabilidade, muito importante principalmente pelo desemprego que temos visto na atual situação da pandemia e, além disso, tem um salário atrativo. Eu também consigo me ver como policial militar trabalhando em prol da segurança pública”, disse.

O candidato Adelino Santos Neto veio da Bahia e chegou em Curitiba três dias antes da data da prova. Ele já havia tentado entrar na carreira militar em outros estados, pois sente que é vocacional. “Me dediquei bastante para este concurso e estou confiante que vai dar certo. Quero cumprir todos os requisitos, respeitando os valores institucionais para atuar de forma efetiva no Estado”, ressaltou.

“Estava na expectativa de fazer essa prova, pois já venho me preparando desde o ano passado. É um sonho que eu tenho desde criança, pois meus pais são militares em Minas Gerais e eu quero seguir a mesma profissão deles. Estou confiante que vai dar certo”, disse o candidato Vinicius Cesar Ventura, de Belo Horizonte. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp