21/06/2021 às 11h23min - Atualizada em 21/06/2021 às 11h23min

​Estudantes de Cambará são destaques na maior competição de matemática do mundo

Alunos do Ensino Fundamental 2 do CNSG e do Ensino Médio do CEMEC figuram entre os destaques do concurso idealizado por um professor de matemática australiano no início dos anos 80

C.Roberto Francisquini - Circulando Aqui
C.Roberto Francisquini / Circulando Aqui
Cambará voltou a ser notícia boa esta semana com a divulgação do resultado do concurso Kangourou sans Frontières, (Canguru sem Fronteiras) a maior competição de matemática do mundo.

Dezenove estudantes matriculados no Ensino Fundamental 2 do Colégio Nossa Senhora das Graças – CNSG e do Ensino Médio do Colégio de Ensino Médio Cambará -  CEMEC figuram entre os destaques do concurso anual de 2021.

O Concurso Canguru sem Fronteiras é uma Associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes. A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.

A história conta que no início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”; A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). É a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países, incluindo o Brasil.

Destaques do CNSG e do CEMEC:

Neste ano de 2021, o CNSG -Colégio Nossa Senhora das Graças (Fundamental 2) e o CEMEC (Ensino Médio) tiveram muitos alunos premiados, o que demonstra o ensino de qualidade e o incentivo destas instituições para o desenvolvimento pleno das competências e habilidades de seus educandos, o que só se consegue com um projeto pedagógico bem estruturado e uma equipe pedagógico-docente comprometida e principalmente com estudantes dedicados.

Para Ir. Rosicleide Defavari, Diretora do Colégio Nossa Senhora das Graças, as conquistas dos alunos do CNSG e CEMEC são muito significativas.

Nas entrelinhas de seu discurso na abertura do cerimonial de premiação dos alunos, Ir. Rosicleide enalteceu o empenho e dedicação dos professores, alunos e seus familiares nessa conquista. Ela também lembrou que o silêncio provocado pela ausência dos alunos no pátio do colégio incomoda, machuca, mas que estava feliz, pois o resultado desta competição e o número de medalhas representam a vitória de todos sobre as circunstâncias causadas pela pandemia. 

“O silêncio do Colégio penetra em nossos ouvidos. Em alguns momentos do dia, ouvimos vozes dos professores que com audácia se reinventam nesse longo período de Pandemia. Mas, os colégios CNSG/CEMEC ainda se encontram em silêncio, pois faltam os principais protagonistas da sua história que são vocês, preciosos alunos, que têm a grandeza de fazer florescer a alegria, superação e a esperança nesse período que estamos vivendo”, comentou, “parabenizamos os alunos que receberam as medalhas de Honra ao Mérito, Bronze e Prata. Acredito ser possível passarmos por esse momento sem muitas perdas educacionais e vocês nos mostraram, com essas medalhas, que a esperança, o conhecimento estão aí, para quem deles quiser se apropriar. Que Deus continue nos protegendo e que a cada dia possamos ouvir o convite de Jesus que nos Diz – Passemos para a outra margem”, concluiu parafraseando o Evangelho de Marcos.

José Poça, diretor do Colégio de Ensino Médio Cambará – CEMEC também discursou, disse que estava orgulhoso pelo empenho de seus alunos e também ressaltou o sentimento de vitória.

“Um carinhoso cumprimento a todos os alunos participantes e parabéns aos destaques!! Que a experiência de participar deste concurso, seja mais um incentivo à busca pelo conhecimento e ao desenvolvimento da vida estudantil”, frisou.

Sobre o concurso: Ao convidar os estudantes para o Concurso Canguru de Matemática Brasil, a iniciativa tem como objetivos: 

Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica. 

Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.

Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada. 
 

Nível Fundamental 2 – Colégio Nossa Senhora das Graças- CNSG:


Ana Carolina Francisquini Nogueria Francisco (6º ano) – Honra ao mérito

Miguel Fenelon Boza (6º ano) – Honra ao mérito

André Luiz Nésio Ribeiro ( 7º ano) – Honra ao mérito

Henrico dariva Francica (7º ano) – Honra ao mérito

Isabella Rubio dos Santos (7º ano) – Honra ao mérito

Luca Ribeiro Menossi (7º ano) – Honra ao mérito

Laura Albino da Cruz ( 8º ano) – Honra ao mérito

Mario Henrique Lino Trautwein Nunes ( 9º ano) – Honra ao mérito

Luiz Francisco Oliveira (9º ano) – medalha de Bronze
 

Ensino Médio – Colégio de Ensino Médio Cambará – CEMEC:


Ana Gabriela Scoparo S. Oliveira (2º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Ana Júlia Stradioto Simões (2º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Ana Laura Demarchi Rodrigues Ferreira (2º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Ana Laura Silva Marques (2º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Antônio Carlos Michelato (2º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Eduardo Biaggi Stopa (3º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Giovanna Costa Mota (3º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Kaiky K. dos Santos Paulo (3º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

Lauren Marçulo (3º. Ensino Médio) – Honra ao Mérito

João Lucas Franco Tinelli – 2º. Ano - MEDALHA DE PRATA

CNSG e CEMEC – Ensino com segurança e qualidade! Conveniados do Sistema Positivo de Ensino.

Determinação e foco: 

Ana Flávia e Marcos Tinelli falam das primeiras conquistas do filho João Lucas "O que vale é todo caminho percorrido para se chegar à medalha, todo conhecimento adquirido, a medalha é só a cerecja do bolo", grifaram. 

Confira abaixo a íntegra do texto e galeria de fotos da cerimônia de entrega da premiação.  

É fato que essa pandemia mudou nossa maneira de viver, acredito até que as mudanças vieram pra ficar. Para alguns foi um desafio muito grande essa adaptação. Notei que, no caso do João Lucas, despertou ainda mais seu desejo por estudo. Ele rapidamente se adaptou à maneira de estudos online, também percebi que ele canalizou todo o estresse dessa situação, a ausência do convívio com os amigos, as vezes momentos de insatisfação e angústia, ele focou ainda mais nos estudos, descobriu novos caminhos, novos desafios, abriu-se um mar de oportunidades de estudo para ele que o dia de 24 h ficou insuficiente para tanta motivação.

Uma dessas descobertas foram as olimpíadas. Para ele, é como se fosse a prática de um esporte para o seu cérebro, a cada conquista ele fica mais feliz e motivado para ir além. Nós como seus pais o apoiamos em tudo, damos inclusive apoio psicológico para lidar com seus anseios. Nosso maior orgulho é saber que temos uma pessoa que não precisa de cobranças para o estudo, ele mesmo se coloca as metas, traças seus objetivos e a forma de como atingí-los. A nós, pais, cabe todo amparo para que esses sonhos se realizem. Somos muito orgulhosos, como já disse, e gratos pelo apoio incondicional que ele recebe de seus professores e tutores do colégio positivo de Cambará. Que mais alunos possam despertar para este caminho de estudos, determinação e como consequencia o sucesso, como ele mesmo diz, “ o que vale é todo caminho percorrido para se chegar à medalha, todo conhecimento adquirido, a medalha é só a cereja do bolo.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp