MENU

28/06/2021 às 15h39min - Atualizada em 28/06/2021 às 15h39min

SIMEPAR prevê mínima de 1ºC para quarta em Jacarezinho

Jivago França - PortalJNN*
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Arquivo PortalJNN
A temperatura deve cair ainda mais nessa semana em Jacarezinho. Segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR os termômetros podem marcar mínima de 1ºC na quarta-feira (30).

Hoje (28) a mínima segundo o órgão foi de 12ºC. Para esta terça-feira (29) a previsão é entre 7ºC e 15ºC. Ainda segundo o SIMEPAR há previsão de chuva fraca ao amanhecer desta terça (29).

A chamada sensação térmica é um índice criado para representar a temperatura que uma pessoa sente na prática. A questão é: como ela é calculada? Uma das maneiras de calcular esse índice é levando em conta a umidade.

Segundo a calculadora do serviço nacional de previsão do tempo dos EUA a previsão é que a sensação térmica se mantenha na mesma faixa de 1ºC na quarta (30) em Jacarezinho.
 
É proibida a cópia ou reprodução total ou parcial dos artigos do PortalJNN bem como de suas imagens sem autorização por escrito. O conteúdo do PortalJNN é protegido pela Lei de Direitos Autorais (nº 9610/98).


​Estado emite alerta de geada para a região cafeeira do Paraná


O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de terça (29), quarta (30) e quinta-feira (01/07) em toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

SERVIÇO – Oferecido de maio a setembro, o Alerta Geada tem o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais. O serviço é destinado prioritariamente à proteção de lavouras com até dois anos de implantação. Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido, e amplamente divulgado, um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso, de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.

AVISOS – O boletim diário e os alertas de geada podem acompanhados no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store, no Google Play e no site do IDR Paraná e do Simepar. Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem "quero receber o Alerta Geada".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp