02/07/2021 às 11h43min - Atualizada em 02/07/2021 às 11h43min

Companhia de Teatro de Jacarezinho é premiada em Festival

Evento que aconteceu de forma online acabou neste domingo

Assessoria
Divulgação
A Companhia da Terra de Jacarezinho esteve presente no “V Festeco - Festival de Teatro Comunitário de Mariana”, em Minas Gerais, que foi realizado no período de 18 à 27 de Junho, no formato digital, devida a pandemia do Covid-19. 
 
O trabalho selecionado foi o monologo “Sorriso Negro”, que foi premiado neste domingo, no encerramento do festival, com o Prêmio de Melhor Direção para Cleiton Santos e Renan Bonito, que contou com assistência de Gabriele Christine. E indicação ao Prêmio de Melhor Ator para Cleiton Santos. A cena retrata a representatividade de negros e negras para refletir a história de um povo marginalizado, mas sobretudo destacar que no peito se carrega a dignidade de um povo descendente de uma história potente, mesmo que invisibilizada muitas vezes. “O trabalho se torna algo tão especial a partir do momento em que as vivências do personagem se fundem com tantas histórias reais, inclusive a minha”, destaca Cleiton.
 
O espetáculo, ainda inédito, tem sido realizado de forma independente, sem financiamento público ou privado, e teve o encontro com o palco apenas para a gravação que foi apresentada no Festival. A peça surge das inquietações do artista local Cleiton Santos, ainda em 2019. Na época sua pesquisa aliou a construção de um corpo que aliasse sua experiência em teatro e dança, com sua vivência e necessidade de reflexão sobre o corpo negro em cena, assim, criou-se a cena “Sorriso Negro” que se apresentou em eventos no final de 2019 na UENP, IFPR E APAE Jacarezinho.
 
No início de 2020 a cena começa a ser produzida e criada dentro Companhia da Terra, com Renan Bonito assumindo a direção. Em abril adaptam a cena para transmissão ao vivo e online no Festival Arte em Casa da UENP em Abril de 2020. Dado ao agravamento da pandemia interrompem o processo, que é reiniciado à distância neste ano de 2021 e que aguarda o retorno das atividades presenciais no teatro para estrearem seu trabalho.
 
Saiba mais sobre a cena e outros trabalhos da Companhia em www.companhiadaterrapr.com.br e www.instagram.com/companhiadaterrapr www.facebook.com/companhiadaterrapr 
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp