09/07/2021 às 13h10min - Atualizada em 09/07/2021 às 13h10min

​UENP e UEPG estabelecem parceria na área Cultural

Reitora da UENP faz entrega simbólica ao reitor da UEPG de volumes de periódicos referentes à história de Jacarezinho e região que datam desde início do século XX; a foto reúne a comitiva em visita ao Museu dos Campos Gerais

Assessoria UENP
Assessoria UENP
Na quarta-feira, 7, uma comitiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) esteve na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para reuniões e estabelecimento de parcerias na área cultural. A visita buscou orientar ações da UENP nos trabalhos de implementação do Museu da Universidade em Jacarezinho, além de outras ações culturais. O momento foi marcado também pela entrega para digitalização de volumes de periódicos referentes à história de Jacarezinho e região, que datam desde início do século XX.

A agenda do dia teve início com uma reunião realizada na sala da Reitoria da UEPG, no Campus Uvaranas. O encontro tratou da capacitação de trabalhadores na área da cultura. Um dos temas foi Bolsa Qualificação Lei Aldir Blanc, por meio da qual a UEPG irá qualificar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura no Estado ainda em 2021. Por toda experiência acumulada durante a pandemia atendendo aos 46 municípios de sua região de abrangência, a Diretoria de Cultura da UENP se colocou à disposição para apoiar o programa. As Universidades manifestaram ainda compromisso para elaboração de curso de capacitação para agentes culturais, organizado pela UENP.

Durante a tarde, o grupo visitou as estruturas do Museu Campos Gerais e da Pró-Reitoria de Extensão em Assuntos Culturais. Como parte de um Protocolo de Cooperação firmado entre as Instituições em dezembro de 2020, a UENP levou para digitalização pelo Museu Campos Gerais volumes de periódicos referentes à história de Jacarezinho e região. Os acervos são pertencente à família Lessa, de Londrina; ao senhor Celso Antônio Rossi, de Jacarezinho; e à UENP.

A reitora UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, disse que a visita à UEPG foi importante para as ações que são previstas pela Universidade para a área da Cultura. “Essa visita nos direciona a um caminho mais seguro para a realização das ações que planejamos para a Cultura, em especial, para implementação do Museu de Arte Popular da UENP. As possibilidades dessa parceria, sem dúvida, farão grande diferença para a UENP. O apoio da UEPG e do reitor Miguel nos fortalecerá muito”, ressaltou.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destaca que o encontro com a equipe de Cultura e Comunicação e com a Reitoria da UENP teve o objetivo de estreitar as parcerias na área cultural, principalmente na troca de experiências. “É importante que as Universidades estaduais trabalhem conjuntamente, para criar políticas sistêmicas nas diversas regiões do Paraná”. 

O vice-reitor da UENP, professor Fabiano Gonçalves Costa, enalteceu a parceria para digitalização de periódicos e documentos e destacou a importância do trabalho das Universidades para a preservação das memórias local e regional do Estado do Paraná. “O dia de hoje marca a efetivação de uma parceria muito importante entre e a UENP e a UEPG, que possibilitará a digitalização de um acervo extremamente valioso do ponto de vista histórico e cultural para região do norte pioneiro do Estado. Com isso, atendemos ainda uma demanda de nossa comunidade acadêmica, democratizando o acesso aos arquivos, uma vez que o acervo ficará disponível nos sites das duas Universidades”, disse. Fabiano agradeceu a todos os envolvidos no processo que possibilitou a digitalização dos periódicos, professores, agentes universitários e às famílias que confiaram os acervos à UENP.

Édina Schimanski, pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, ressalta que a Proex, por meio de suas diretorias, está sempre disposta para a realização de parcerias. Para ela, a área da cultura é fundamental para a realização da extensão. “A visita da UENP à UEPG aproximou ainda mais as duas instituições para formar parcerias importantes na área cultural. Esta é, inclusive, uma das finalidades da extensão: alargar espaços para que toda a comunidade tenha acesso à cultura”.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Castanho Cristina Sabaini de Melo, as parcerias contribuem tanto para a Universidade, quanto para a comunidade. “Eu desejo que essas parcerias feitas hoje com a UEPG possam se estender a todas as Universidades do Paraná. A cultura, principalmente neste momento, requer um trabalho em rede. E estamos dispostos a contribuir com o desenvolvimento de políticas pública nessa área tão importante".

Participaram também da agenda pela UENP o diretor de Cultura, James Rios; a assessora Técnica de Cultura, Beatriz Cunha; e o assessor de Comunicação, Tiago Angelo; e pela UEPG, o pró-reitor de Graduação, Carlos Willians Jacques Moraes; o diretor geral do Museu dos Campos Gerais (MCG), Niltonci Chaves; o diretor de acervo do Museu, Rafael Schoenherr, além da equipe do MCG e da reitoria da UEPG.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp