15/07/2021 às 14h28min - Atualizada em 15/07/2021 às 14h28min

​Saúde prepara distribuição de mais 1,3 milhão de vacinas contra a gripe

A imunização para toda a população acima de seis meses de idade foi aberta no Paraná a partir de 24 de junho. A orientação para os municípios é que façam busca ativa e vacinação extramuro, considerando a baixa procura pelo imunizante

Agência Estadual de Notícias
Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está preparando a distribuição de 1.316.800 vacinas contra a gripe ainda nesta semana. Segundo o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), os imunizantes devem ser divididos em dois envios e distribuídos entre esta quinta (15) e sexta-feira (16).

A Sesa abriu a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade a partir do dia 24 de junho. O Ministério da Saúde já destinou ao Paraná, 5.165.200 vacinas contra a doença.

Até o início da tarde desta quarta-feira (14), o Estado havia atingido 48,2% de cobertura vacinal, com 2.799.641 aplicações, dentre 4.479.320 de pessoas do público-alvo. Não é possível visualizar na plataforma federal a quantidade de vacinados fora dos grupos prioritários.

“É importante que as pessoas também procurem a unidade de saúde para a vacinação contra a gripe, até mesmo para o diagnóstico diferencial neste momento de enfrentamento da pandemia. Agora estamos distribuindo um grande lote de vacinas para os paranaenses para prevenção da doença”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No ano passado, o Paraná atingiu 92% da cobertura vacinal de imunização contra a Influenza – meta preconizada pelo Ministério da Saúde é 90%. Já em 2021, a Sesa tem orientado os municípios para que façam busca ativa e vacinação extramuro, considerando a baixa procura da população pelo imunizante.

A campanha nacional de imunização contra a gripe, iniciada em 12 de abril, tinha previsão de término para a última sexta-feira (9), mas o Ministério da Saúde prorrogou as ações enquanto houver doses disponíveis. No Paraná, a decisão de continuar a vacinação já havia sido confirmada, considerando que o Estado possuía vacinas em estoque e baixa cobertura vacinal.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp