MENU

20/07/2021 às 15h01min - Atualizada em 20/07/2021 às 20h00min

Moradores reclamam de acesso a aplicativo da vacinação contra Covid-19 em Ponta Grossa

Aplicativo não reconhece número do Cartão SUS e orienta que moradores busquem UBS mais próxima, o que gerou filas nesta terça (20). Prefeitura diz que todos serão atendidos e vacinados.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2021/07/20/moradores-reclamam-de-acesso-a-aplicativo-da-vacinacao-contra-covid-19-em-ponta-grossa.ghtml

Aplicativo não reconhece número do Cartão SUS e orienta que moradores busquem UBS mais próxima, o que gerou filas nesta terça (20). Prefeitura diz que todos serão atendidos e vacinados. Moradores reclamam de acesso a aplicativo da vacinação contra Covid-19 em Ponta Grossa
Moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, reclamam da dificuldade de acesso ao aplicativo Vacina PG, lançado pela prefeitura para que pessoas entre 18 e 35 se cadastrem para receber a vacina contra a Covid-19 no município.
O aplicativo é de uso exclusivo para moradores da faixa etária.
Ao fazer o download, a ferramenta pede para que seja informado o número do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, ao preencherem o campo, muitos moradores recebem mensagem de erro no número da documentação.
Com isso, a orientação é para que se busque a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do local onde mora.
Contudo, na segunda (19) e nesta terça-feira (20), a orientação causou registro de filas de pessoas buscando ajuda para liberação do sistema.
Além disso, em muitos postos de saúde funcionários afirmaram que não tinham recebido as informações do aplicativo para realizar a orientação.
Procurada, a Prefeitura de Ponta Grossa afirmou que, nesta terça, todas as unidades estavam devidamente orientadas para auxiliar os moradores que necessitem de ajuda.
A administração municipal também disse que o aplicativo utiliza a base de dados do município e, por isso, se o documento não estiver sendo reconhecido, é obrigatório que a pessoa busque a UBS, mas ressaltou que não é necessário "desespero" para a busca.
Segundo a prefeitura, todos os moradores serão atendidos e vacinados, e o aplicativo não é de agendamento, mas sim de cadastro.
Moradores reclamam de dificuldade no acesso
Prefeitura de Ponta Grossa/Divulgação
Como fazer download
O aplicativo está disponível gratuitamente e pode ser baixado nas lojas virtuais para sistemas iOS e Android. Veja abaixo o passo a passo para o cadastramento.
Para receber a vacina, será necessário comparecer ao local da vacinação indicado com documentos pessoais, RG, CPF e carteira de vacinação.
"Através do aplicativo saberemos o público real de cada faixa etária para aplicação da dose, além de garantirmos um banco de dados mais seguro e transparente", explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco.
O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no campus de Ponta Grossa, por meio do curso de Ciência da Computação. Além disso, contou com incentivo financeiro da rede de Supermercados Condor.
Passo a passo
Público de 18 a 35 anos
Emitir/consultar número Cartão SUS na UBS mais próxima
Baixar o app Vacina PG
Realizar o cadastro na plataforma
Aguardar notificação para aplicação de 1ª dose
Aguardar notificação para aplicação de 2ª dose
Comparecer no local indicado com documentos pessoais e carteirinha de vacinação
Para demais públicos (36+, grupos prioritários, grupos que aguardam a 2ª dose)
Acompanhar as divulgações com chamamento de cada grupo
Agendar no site da prefeitura quando for seu grupo
Comparecer no local do agendamento com documentos pessoais e carteirinha de vacinação.
Veja mais notícias da região em G1 Campos Gerais e Sul.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2021/07/20/moradores-reclamam-de-acesso-a-aplicativo-da-vacinacao-contra-covid-19-em-ponta-grossa.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp