MENU

21/07/2021 às 09h33min - Atualizada em 21/07/2021 às 12h18min

Parque de Vila Velha faz queima controlada de vegetação para combater plantas invasoras

Agentes estão colocando fogo em regiões da unidade de conservação, que fica nos Campos Gerais do Paraná, desde terça-feira (20). Visitação continua normalmente.

G1 - Todas Notícias
https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2021/07/21/parque-de-vila-velha-faz-queima-controlada-de-vegetacao-para-combater-plantas-invasoras.ghtml

Agentes estão colocando fogo em regiões da unidade de conservação, que fica nos Campos Gerais do Paraná, desde terça-feira (20). Visitação continua normalmente. Queima controlada no Parque Estadual de Vila Velha
IAT/Divulgação
O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, está fazendo a queima controlada da vegetação para combater plantas exóticas invasoras. A ação começou na terça-feira (20) e continua nesta quarta-feira (21).
O fogo deverá consumir cerca de 66 hectares, o que representa, aproximadamente, uma área equivalente a 60 campos de futebol.
A técnica é realizada frequentemente e está inclusa no plano de manejo do parque. Participam da ação Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Universidade Estadual de Ponta Grossa, moradores da região e voluntários.
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), as plantas invasoras prejudicam o crescimento da vegetação nativa do parque. Além disso, a queimada ajuda a recuperação das plantas naturais da região.
Mesmo com a queima, que dura em média cinco horas, o parque abre normalmente nesta quarta-feira. O órgão informou que o fogo estará afastado dos atrativos.
A queima é feita desde 2014. O IAT informou que o procedimento precisa ser feito entre os meses de maio e agosto, quando os pássaros que habitam a área não estão em período reprodutivo.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 PR
Veja mais notícias da região no G1 Campos Gerais e Sul.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2021/07/21/parque-de-vila-velha-faz-queima-controlada-de-vegetacao-para-combater-plantas-invasoras.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp