MENU

21/07/2021 às 19h42min - Atualizada em 22/07/2021 às 00h00min

Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas de Curitiba

Segundo a prefeitura, 50 CMEIs e 50 escolas retornam primeiro; restante das 415 unidades da rede municipal retorna em 2 de agosto. Estudantes da rede estadual retornaram às aulas nesta quarta (21) em todo o Paraná.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/07/21/volta-as-aulas-presenciais-como-sera-o-2o-semestre-nas-escolas-de-curitiba.ghtml

Segundo a prefeitura, 50 CMEIs e 50 escolas retornam primeiro; restante das 415 unidades da rede municipal retorna em 2 de agosto. Estudantes da rede estadual retornaram às aulas nesta quarta (21) em todo o Paraná. Segundo a prefeitura, 50 CMEIs e 50 escolas retornam primeiro
Lucilia Guimarães/Prefeitura de Curitiba
Alunos de 50 escolas e 50 CMEIs da rede municipal de ensino de Curitiba retornaram às aulas presenciais, com modelo híbrido, na segunda-feira (19), conforme a prefeitura.
Estes alunos fazem parte de uma primeira etapa do retorno às aulas presenciais. São cerca de sete mil estudantes que fazem parte deste grupo. Confira a lista com as unidades.
As cem unidades fazem parte do programa Leia+, Liga pela Equidade, Igualdade e Alfabetizações, que inclui ações em favor da equidade e da alfabetização de acordo com a realidade de cada local.
A partir de 2 de agosto, todas as 415 unidades da rede municipal, sendo 185 escolas e 230 CMEIs, deverão retomar as atividades.
De acordo com a prefeitura, os responsáveis pelos alunos devem participar de uma consulta para escolher entre os modelos de ensino híbrido (presencial + videoaulas) ou remoto (videoaulas + kits pedagógicos).
Os responsáveis podem mudar o modelo escolhido ao longo do segundo semestre.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado
VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas
MAPA: veja onde se vacinar em Curitiba, no app Você na RPC
A prefeitura informou que equipou todas as unidades com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), itens de limpeza, totens de álcool gel 70%, termômetros e tapetes sanitizantes.
As escolas e CMEIs também estão recebendo serviços de sanitização com amônia quaternária, para matar fungos, vírus e bactérias. O produto é pulverizado nas superfícies.
O recesso escolar da rede municipal de Curitiba ocorreu de 2 a 18 de julho.
Em 22 de fevereiro, a rede municipal de educação chegou a dar início ao ano letivo de 2021, com turmas em modelo híbrido. Os alunos que optaram por participar do revezamento, estavam tendo aulas presenciais.
Entretanto, em 26 de fevereiro, o município cancelou as aulas presenciais, acompanhando o decreto estadual que determinou medidas mais restritivas, diante do agravamento da pandemia no estado.
Rede estadual
Os estudantes da rede pública estadual retornaram às aulas nesta quarta-feira (21) em todo o Paraná para o início do segundo semestre.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), assim como vem ocorrendo desde 10 de maio, também continua a reabertura gradual das instituições para a retomada das atividades presenciais no modelo híbrido.
Mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana, cerca de 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre. Em algumas cidades, ainda existem decretos municipais que impedem o retorno.
Em Curitiba, 149 dos 155 colégios receberão os alunos. O retorno presencial não é obrigatório, segundo o governo. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem a volta dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.
Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.
Mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana, no Paraná
Silvio Turra/Seed
Escolas particulares
Segundo a Seed, as escolas particulares também estão autorizadas a adotar as aulas presenciais, o que já acontecia no primeiro semestre do ano.
As unidades deverão funcionar seguindo as regras e protocolos que visem evitar a propagação da Covid-19.
Assista aos vídeos mais acessados do G1 PR
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/07/21/volta-as-aulas-presenciais-como-sera-o-2o-semestre-nas-escolas-de-curitiba.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp