24/06/2020 às 11h02min - Atualizada em 24/06/2020 às 11h02min

​Pesquisa vai apurar percentual de quem teve contato com coronavírus

Levantamento será realizado pela UENP em parceria com a 19ª Regional de Saúde e apoio da FioCruz

Tribuna do Vale
Uma pesquisa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) irá levantar o percentual da população de Santo Antônio da Platina que já teve contato com o coronavírus causador da Covid-19, por meio de teste rápido para identificação de anticorpos e entrevista com os participantes. A iniciativa acontece em parceria com a 19ª Regional de Saúde e apoio da FioCruz.

A pesquisa será feita obrigatoriamente com funcionários de comércios que sejam considerados como atividades essenciais de Santo Antônio da Platina e que tenham idade entre 18 e 59 anos. Os interessados deverão se inscrever e um sorteio determinará quais os participantes do levantamento.

É importante deixar claro que os trabalhadores devem ter trabalhado os últimos três meses em serviços que sejam essenciais de acordo com decreto estadual. Não podem participar quem possuí problemas de coração graves ou descompensados, problemas respiratórios graves ou descompensados, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágios avançados, pessoas com diabetes mellitus descompensados e gestantes. A participação é voluntária e não haverá nenhuma remuneração financeira.

Caso o voluntário selecionado, apresente febre ou sintoma de gripe nos 3 dias anteriores (72 horas) a coleta de dados, ele não poderá participar da pesquisa e será orientado a procurar a unidade de referência de seu município para consulta médica.

Essa pesquisa não é para diagnóstico da Covid-19, pois os testes rápidos não têm função de diagnóstico. O trabalho servirá para o maior conhecimento sobre a circulação do vírus (se a pessoa teve o vírus ou foi exposta a ele) na região e assim auxiliar as autoridades locais e regionais no planejamento das ações.

A inscrição dos interessados tem prazo de inscrição até quinta-feira (25) e deverá ser por e-mail ou WhatsApp pelos seguintes contatos: (43) 99981 5194, (43) 99825 9652 e [email protected].

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp