MENU

22/07/2021 às 17h04min - Atualizada em 23/07/2021 às 00h00min

Covid: 282 doses de vacina são descartadas após erro de armazenamento, em Cascavel, diz prefeitura

Segundo a prefeitura, 47 frascos da vacina da Pfizer ficaram fora da geladeira. Programa Nacional de Imunização analisou os imunizantes e constatou que não podem ser mais aplicados.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/07/22/covid-quase-300-doses-de-vacina-precisam-ser-descartadas-apos-erro-de-armazenamento-em-cascavel-diz-prefeitura.ghtml

Segundo a prefeitura, 47 frascos da vacina da Pfizer ficaram fora da geladeira. Programa Nacional de Imunização analisou os imunizantes e constatou que não podem ser mais aplicados. Doses da Pfizer estão armazenadas em geladeira e aguardam análise do programa nacional
Sidney Trindade/RPC
A Secretaria de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, informou, nesta quinta-feira (22), que recebeu a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI) e descartou 47 frascos da vacina contra a Covid-19 após haver falha no armazenamento do imunizante.
Conforme o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, os imunizantes da Pfizer renderiam 282 doses da vacina, mas não puderam ser aplicados na população por causa do erro.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado
VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas
O município não recebeu nenhum posicionamento do Ministério da Saúde sobre haver algum tipo de reposição das doses descartadas.
A prefeitura informou que o município dará início a um processo interno para apuração da responsabilização do erro.
Caso foi registrado em 18 de junho, na sede da Central de Imunização Municipal
Sidney Trindade/RPC
O caso
Bailak informou que as doses foram recebidas no dia 18 de junho e foram encontradas, fora da geladeira, no dia 21 do mesmo mês, na sede da Central de Imunização do Município.
Seguindo o protocolo imunobiológico, à época do caso, a 10ª Regional de Saúde foi informada sobre a suspeita da intercorrência.
Na sequência, encaminhou a situação ao Programa Nacional de Imunização para decidir o que seria feito com as doses.
Descarte
De acordo com a secretaria de Saúde, as vacinas fazem parte do grupo de materiais infectantes. Por isso, após o seu vencimento ou inutilização, são descartadas em caixas de materiais perfurocortantes.
Posteriormente, as vacinas são armazenadas em bombonas para lixo infectante até o recolhimento pela empresa especializada.
Vacinação em Cascavel
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até terça-feira (20), mais de 154.999 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19, em Cascavel. Desse total, 50.913 receberam a segunda dose.
Covid: Cascavel retoma vacinação para público geral com 32 anos ou mais
Até esta quarta-feira, Cascavel registrou 41.070 casos confirmados do novo coronavírus e 886 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 273 casos ativos da doença.
Vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta sexta-feira (23) em Cascavel
VÍDEOS: Mais assistidos G1 PR
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/07/22/covid-quase-300-doses-de-vacina-precisam-ser-descartadas-apos-erro-de-armazenamento-em-cascavel-diz-prefeitura.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp