MENU

27/07/2021 às 11h26min - Atualizada em 27/07/2021 às 13h04min

Saúde mental: 7 terapias integrativas em ascensão para fazer de forma gratuita

Essas terapias têm sido uma solução para o equilíbrio. Na Happy Help, mais de 50% do seu público declararam interesse nessa categoria

SALA DA NOTÍCIA Mariana Colombo

O conceito de saúde vai muito além do corpo, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) já vem falando disso desde 1946, quando definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Em uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou no último ano. A pandemia trouxe uma explosão nos casos de ansiedade, insônia e depressão — seja pelo luto, pelo isolamento social ou pelas incertezas vivenciadas nesse momento. 

 

Em busca de equilíbrio para lidar com toda essa situação, as terapias têm sido uma solução para muitas pessoas. Além das abordagens tradicionais, como psicoterapia e a medicina ocidental, muita gente encontra um reforço importante com práticas como fitoterapia, reiki e yoga. Essas práticas são chamadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e não substituem o tratamento tradicional, mas complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde.

 

Nos últimos meses, essas práticas se tornaram recorrentes e as pessoas começaram a buscar por maneiras de incluí-las em suas rotinas. Manuela Schmidt, fundadora da Happy Help — plataforma gratuita que estimula a troca de conhecimentos e habilidades entre as pessoas de todo o Brasil — percebeu um aumento na procura por trocas referentes às terapias de bem-estar na plataforma, e, hoje, mais de 50% de seu público se declara com interesse no assunto. “As terapias alternativas dominam os números, principalmente por ajudar a suprir a falta de contato com outras pessoas, podendo ser feitas no conforto de casa e gratuitamente”, explica. 

 

São inúmeros os benefícios, e muitas opções - e algumas se destacam no volume de busca na plataforma: 

 

1 - Acupuntura

Faz parte da milenar Medicina Tradicional Chinesa e equilibra a energia vital através dos meridianos. Na prática, é aplicada com agulhas bem finas, o que estimula terminações nervosas na pele, liberando neurotransmissores com efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular, além de modular as emoções. Por isso é indicada para ajudar no tratamento de problemas emocionais e até de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.

 

2 - Fitoterapia

É uma técnica que aplica as funções terapêuticas das plantas para prevenção e tratamento de doenças. Tanto com o uso da planta inteira, quanto extratos e tinturas, a fitoterapia é usada por todas as culturas e a muitos séculos, e tem cada dia mais seus resultados comprovados pela ciência.

 

3 - Medicina Ayurvédica

Com origem na Índia, e popularizado no Brasil na década de 80, a Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo que se tem notícia, com mais de 5 mil anos de história. O nome vem do sânscrito, e significa ciência da vida - e tanto preserva e promove a saúde em pessoas saudáveis quando cura os desequilíbrios de quem está doente, tanto a nível físico quanto mental, através de plantas, óleos, alimentação e algumas outras ferramentas.

 

4 - Yoga

Mais um sistema muito antigo que trabalha o corpo através das posturas (Ásanas), o corpo e a mente através da respiração (Pranayamas), a mente e as emoções através da meditação. Por isso, além de promover o condicionamento físico, funciona na redução do estresse e ansiedade e auxilia no tratamento da depressão.

 

5 - Meditação

Prática que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Trata-se de uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental. Meditação não é somente praticada por mestres budistas, ou por pessoas com grande disciplina emocional. A técnica é acessível, e é possível incorporá-la de diversas maneiras na rotina.

 

6 - Reiki

Técnica de imposição de mãos de origem japonesa, o reiki (energia vital universal), reestabelece por meio de limpeza, desbloqueio e ativação de seus chakras e meridianos, o equilíbrio energético vital “Ki” da pessoa que recebe o tratamento, harmonizando-a energeticamente para ativar o sistema de auto equilíbrio e restaurar a saúde.

 

7 - Constelação familiar

Também conhecida como “Constelação Sistemica”, é uma técnica subjetiva, empírica, que trabalha com questões do subconsciente, trazendo para o consciente aquilo que de alguma forma influenciou nossa vida e que não lembramos. Se baseia na terapia familiar sistêmica, na fenomenologia existencial e no estudo das relações Zulus em relação à família.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp