MENU

27/07/2021 às 10h58min - Atualizada em 27/07/2021 às 13h11min

Baleia jubarte com rede de pesca presa na cabeça morre encalhada em Guaratuba

De acordo com o Centro de Estudos do Mar, da UFPR, seis baleias encalharam no litoral paranaense em três meses. Animais migram pela região para se reproduzir.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/07/27/baleia-jubarte-com-rede-de-pesca-presa-na-cabeca-morre-encalhada-em-guaratuba.ghtml

De acordo com o Centro de Estudos do Mar, da UFPR, seis baleias encalharam no litoral paranaense em três meses. Animais migram pela região para se reproduzir. Baleia jubarte de oito metros morre encalhada em Guaratuba
Uma baleia jubarte de 8 metros morreu encalhada em Guaratuba, no litoral do Paraná, na segunda-feira (26), de acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
De acordo com o centro, o animal foi encontrado com uma rede de pesca presa na cabeça. Poucos minutos após encalhar, a baleia morreu.
Animal encontrado na segunda-feira (27) foi a sexta baleia encalhada em três meses no litoral do Paraná
Divulgação/CEM-UFPR
Segundo o CEM, o animal tinha marcas de rede em outras partes do corpo e encalhou com o ventre para cima na área de arrebentação do mar.
Uma necropsia será realizada para identificar a causa da morte do animal.
Pesquisadores encontraram uma rede de pesca presa na cabeça da baleia
Divulgação/CEM-UFPR
Seis encalhes em três meses
No domingo (25), a carcaça de outra baleia jubarte tinha encalhado no litoral do estado. O animal chegou à praia do Parque Nacional de Superagui, em Guaraqueçaba, morto.
De acordo com a equipe do CEM que foi até o local, a baleia tinha ferimentos pelo corpo causados por redes de pesca.
Segundo o centro, seis baleias encalharam nas praias do litoral do Paraná em três meses.
Baleia jubarte de 13 metros é encontrada morta na Ilha do Mel
O centro de pesquisa informou que há uma maior incidência de baleias jubartes na região nesta época do ano, porque é neste período que os animais migram da região da Antártica, onde se alimentam no verão, até o litoral da Bahia, onde elas se reproduzem.
Segundo o Instituto Baleia Jubarte, os encalhes estão acontecendo por motivos diversos, entre eles morte natural, aproximação dos animais à costa e aumento da interação destes com redes de pesca e embarcações, causando assim riscos de emalhe e colisão com os barcos e navios.
VEJA MAIS:
Morador registra visita de baleia-jubarte no litoral do Paraná; VÍDEO
VÍDEOS: Mais assistidos do G1 PR
Veja mais notícias da região em G1 Paraná

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/07/27/baleia-jubarte-com-rede-de-pesca-presa-na-cabeca-morre-encalhada-em-guaratuba.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp