02/04/2020 às 22h56min - Atualizada em 04/04/2020 às 22h56min

Jacarezinho chega a quase 1,7 mil casos de dengue

Agência do Radio
Divulgação
O município de Jacarezinho apresenta números preocupantes de incidência de dengue no estado. São 1.639 casos confirmados de agosto de 2019 e até o momento.  No final de fevereiro de 2020, eram 806. Em cerca de 30 dias, esse número dobrou.


Os dados são do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Paraná. Jacarezinho tem cerca de 39 mil habitantes e uma proporção alta de infectados. É uma das 78 cidades paranaenses que estão em epidemia.


Para tentar reverter a situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho trabalha para eliminar os criadouros do mosquito, como relata o agente de endemia do município, Wellington Xavier.

“O município fez, nos dias 6 e 7 de fevereiro, um mutirão de combate à dengue, com a participação de todas as secretarias do município; no dia 21 de março, realizamos um arrastão com remoção de criadouros do Aedes aegypti.”

Além disso, para reforçar a luta contra o Aedes, a Secretaria Estadual de Saúde capacitou agentes de endemias do município para o controle e a vigilância epidemiológica. Mesmo com a atuação do governo no combate ao mosquito, o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto. pontua que os moradores do município também devem se mobilizar na eliminação de possíveis focos dentro das casas.

“Infelizmente, passamos por esse momento e a notícia que damos é que a proliferação do mosquito pode ser diminuída, se diminuirmos os focos do Aedes aegypti.”

Na microrregião de Jacarezinho, a situação de outro município também preocupa as autoridades sanitárias: Santo Antônio. A cidade registou 271 casos confirmados.

O Ministério da Saúde recomenda que cada morador tire 10 minutos do tempo, para inspecionar a casa, verificar se não há nenhum depósito com a água parada, depósitos expostos à chuva ou qualquer objeto que possa acumular água.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp