06/08/2021 às 11h23min - Atualizada em 06/08/2021 às 11h23min

​Usina Jacarezinho celebra 2.000 dias sem incidentes com afastamento

A implementação e engajamento dos colaboradores com a Cultura de Saúde e Segurança do Trabalho foram primordiais para a conquista dessa marca histórica

Assessoria
Divulgação
A Usina Jacarezinho, unidade do Grupo Maringá no Paraná produtora de açúcar, etanol e energia, conquistou a marca de 2.000 dias sem incidentes do trabalho com afastamento no dia 06 de agosto. Para celebrar os mais de cinco anos sem ocorrências com afastamento, divulgaremos vídeos com os diretores, vídeos da planta com faixas comemorativas evidenciando o resultado, haverá um bate-papo on-line com as lideranças e diretores, será servido um cardápio especial no almoço, jantar e ceia, os colaboradores ganharão uma lembrança como agradecimento pelo resultado e participarão de uma sessão individual de fotos, em respeito às medidas de prevenção à covid-19.

“Esse resultado só é possível quando a saúde e segurança do trabalho são de todos. Hoje, a saúde e segurança faz parte da entrega do gestor, do planejamento estratégico e do Índice de Incidentes. Estamos em um nível, em que o gestor entrega a saúde e segurança, meio ambiente, produtividade, qualidade, prazo e custo. A cultura de segurança é muito mais ampla, e é de todos”, explica a gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Usina Jacarezinho, Márcia Gusi.

A empresa evoluiu muito em sistemas de gestão de saúde e segurança, entre eles: implementação de ferramentas aliadas à tecnologia, auditorias e Normas Regulamentadoras, junto com outros conhecimentos, que auxiliam as tomadas de decisões; treinamentos dos colaboradores, procedimentos operacionais, instrução de trabalho e ordem de serviço de segurança, análises de riscos das atividades e dos ambientes e implementações de medidas mitigadoras, como permissões de trabalho, adequação de máquinas e equipamentos com proteções e bloqueios, criação de comitê específico para as Regras de Ouro.

A Usina conta com gestores que realizam periodicamente treinamentos em saúde e segurança do trabalho, primeiros socorros, combate a incêndios, levantamento de perigos e avaliação de riscos, cuidados com olhos, mãos, partes móveis e girantes, campanhas de prevenção de incidentes e SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).  Possui uma equipe com mais de 100 brigadistas para o combate a incêndios, que recebem semanalmente treinamentos para agir em situações de emergência na usina, no canavial e na preservação ambiental.

 

Sobre o Grupo Maringá

O Grupo Maringá atua nos setores sucroenergético, produzindo açúcar, etanol e energia e no setor siderúrgico, fabricando ferro-liga de manganês. Com 75 anos de tradição, a Usina Jacarezinho, a Cia. Canavieira e, agora, a Maringá Energia, atuam de forma integrada para fornecer alimento e energia limpa e renovável aos mercados nacional e internacional.

Na siderurgia, o grupo atua há mais de 40 anos, produzindo ferro-ligas de manganês de alto padrão, matéria-prima essencial para a fabricação de aço, por meio da Maringá Ferro-Liga S/A, localizada em Itapeva (SP).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp