MENU

15/08/2021 às 23h12min - Atualizada em 16/08/2021 às 00h00min

Argentinas conseguem se aposentar declarando cuidado materno como profissão

Na Argentina, apenas uma entre cada dez mulheres com idade para se aposentar consegue contribuir para a Previdência os 30 anos exigidos no país.

G1
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/08/15/argentinas-conseguem-se-aposentar-declarando-cuidado-materno-como-profissao.ghtml
Na Argentina, apenas uma entre cada dez mulheres com idade para se aposentar consegue contribuir para a Previdência os 30 anos exigidos no país. Argentinas conseguem se aposentar declarando cuidado materno como profissão
Não são poucas as mulheres que abrem mão de suas carreiras para se dedicar aos filhos, mas será que o cuidado materno também pode ser considerado uma profissão? A partir deste mês, na Argentina, mulheres estão conseguindo se aposentar declarando a atividade de mãe.
Desde o início de agosto, na Argentina, mulheres estão conseguindo se aposentar declarando a atividade de mãe como profissão. Até então, apenas uma entre cada dez mulheres com idade para se aposentar consegue contribuir para a Previdência os 30 anos exigidos no país.
A nova regra do governo vem para reparar essa situação. Para cada filho, será computado o equivalente a um ano de contribuição. Veja a matéria completa no vídeo acima.
A partir do caso argentino, um cidadão brasileiro entrou no site do Congresso e apresentou uma ideia legislativa pedindo que o Brasil também reconheça o cuidado materno como trabalho. Para que a ideia chegue nas mãos dos senadores, é preciso conseguir 20 mil apoios.
'Quando a gente fala de proteção à maternidade e às mulheres, a gente está falando de garantir o desenvolvimento do país como um todo', explica a professora de direito do trabalho da Fundação Getulio Vargas Alessandra Benedito.
Ouça os podcasts do Fantástico:

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/08/15/argentinas-conseguem-se-aposentar-declarando-cuidado-materno-como-profissao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp