MENU

30/08/2021 às 23h40min - Atualizada em 31/08/2021 às 00h00min

CPI decide ouvir diretora da VTCLog após ministro permitir a motoboy não comparecer

Decisão foi tomada em reunião da cúpula da comissão nesta segunda-feira (30). Relator prevê entregar relatório final daqui a três semanas.

G1
https://g1.globo.com/politica/cpi-da-covid/noticia/2021/08/30/cpi-decide-ouvir-diretora-da-vtclog-apos-ministro-do-stf-permitir-a-motoboy-nao-comparecer.ghtml
Decisão foi tomada em reunião da cúpula da comissão nesta segunda-feira (30). Relator prevê entregar relatório final daqui a três semanas. A cúpula da CPI da Covid decidiu marcar para esta terça-feira (31) o depoimento da diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima.
Inicialmente, a CPI tomaria nesta terça-feira o depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves, que, a serviço da VTCLog, teria feito saques milionários, considerados suspeitos.
A medida foi tomada na noite desta segunda-feira (30) durante reunião na casa do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), da qual também participaram o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL).
Entretanto, a cúpula da CPI decidiu alterar a programação depois que o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, garantiu a Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer à comissão (vídeo abaixo).
CPI da Covid: Nunes Marques garante a motoboy direito de não prestar depoimento
A convocação de Andréia Lima já havia sido aprovada pela comissão em 7 de julho. Entretanto, a data de comparecimento ainda estava indefinida.
Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse que, durante a reunião desta segunda-feira, a executiva da empresa foi informada de que o depoimento estava agendado para esta terça-feira.
Randolfe Rodrigues disse ainda que, se ela não comparecer, a CPI poderá acionar a Polícia Legislativa para localizá-la a fim de que o colegiado possa ouvi-la.
A VTCLog é uma empresa selecionada pelo Ministério da Saúde para cuidar da armazenagem e distribuição de medicamentos.
A CPI vê indícios de irregularidades na contratação da empresa pela pasta. Uma das suspeitas é um contrato em que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias tenha aceitado pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado pelos técnicos da pasta. O Tribunal de Contas da União (TCU) também analisa a negociação.
Para os senadores que integram a cúpula da CPI, a VTCLog pode ser uma peça em suposto esquema de corrupção e pagamento de propina a agentes públicos e políticos.
"Infelizmente, não vamos poder ouvir o motoboy que teria sacado R$ 5 milhões e entregado esse dinheiro diretamente na residência dos beneficiários. Esse depoimento, do ponto de vista da roubalheira, da corrupção, é muito importante, mas não vamos desistir dele", afirmou o relator Renan Calheiros (MDB-AL) após a reunião.
"Amanhã [terça], vamos ouvir a Andréia. Ela, na semana que passou, nos telefonou e se colocou à disposição para marcar a data do depoimento. Então que se faça esse depoimento amanhã. Se ela não comparecer, teremos que trazê-la sob vara", completou o emedebista.
A cúpula da CPI também decidiu nesta segunda-feira recorrer da decisão que deu ao motoboy Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer à comissão. Os senadores disseram ter pedido ao presidente da Suprema Corte, Luiz Fux, urgência na análise desse recurso.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/cpi-da-covid/noticia/2021/08/30/cpi-decide-ouvir-diretora-da-vtclog-apos-ministro-do-stf-permitir-a-motoboy-nao-comparecer.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp