MENU

31/08/2021 às 18h09min - Atualizada em 31/08/2021 às 18h09min

​Esportiva Jacarezinho pode trazer futebol profissional de volta à região

Diretoria do time prepara início das atividades com categorias de base pensando no profissionalismo a médio prazo

Tribuna do Vale
Divulgação
O estádio que já foi palco de finais de Campeonato Paranaense, na distante década de 50, pode voltar a ter futebol profissional após décadas relegado ao futebol amador e, ultimamente, ao ostracismo. Isso porque a Esportiva Jacarezinho tem um ambicioso projeto de retomada com o objetivo de estar em competições federadas a médio prazo.

De acordo com a diretoria, a ideia é começar as atividades ainda neste ano com quatro categorias de base e preparar uma equipe para, dentro de três anos, marcar presença na Terceira Divisão do Campeonato Paranaense.

Recentemente a diretoria da Esportiva apresentou o projeto à prefeitura local, e recebeu a garantia do prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD), que a iniciativa terá todo apoio legal possível – o que é imprescindível para que o time possa voltar ao futebol profissional.

“Vamos readequar nosso Estádio Pedro Vilela e também dar um suporte na questão de cessão de espaços para treinos e alojamentos. A Esportiva é um patrimônio esportivo e também cultural de Jacarezinho e tudo que pudermos fazer para fomentar esse projeto de volta, com certeza vamos fazer”, garante Palhares.

A ideia é já no ano que vem disputar competições regionais e estaduais com os times de categorias de base, buscando a formação de atletas e condições de planejar a montagem de um elenco com qualidade técnica a altura para voltar à Terceira Divisão.

A iniciativa também já tem o apoio de empresários do município e profissionais envolvidos com o futebol profissional, o que é fundamental para dar o suporte financeiro e capacidade de montagem ao time.

HISTÓRIA
A Associação Esportiva Jacarezinho foi fundada em 1938. Em 1941 estreou na elite do futebol paranaense e já foi vice campeã estadual, desempenho que se repetiu em 1951 e 1954, além de terceiros lugares em 1950, 1952 e 1956.

Entretanto, a boa fase se restringiu a década de 50 e, já com dificuldades financeiras, disputa a Primeira Divisão pela última vez em 1965.

Na década de 90 o time ainda chegou a ter uma retomada ao futebol profissional com uma participação na Segunda Divisão, mas sem maior sucesso dentro – e, principalmente, fora – de campo, abandonou as disputas profissionais.

REGIÃO
Curiosamente Jacarezinho faz divisa com outros dois municípios que tiveram times marcantes na história mais recente do futebol paranaense: Santo Antônio da Platina, com a Platinense, e Cambará, com o outrora badalado Matsubara.

A Platinense conseguiu destaque na década de 80 ao ser duas vezes campeã da Segunda Divisão estadual e obter uma quinta colocação na Primeira Divisão. Em 2013 foi a última participação no futebol profissional.

Já o Matsubara foi referência nacional em termos de estrutura de formação de jogadores, sendo vice campeão estadual em 1976 e ficando em terceiro lugar em 1995 – ano que mudou sua sede para Londrina, levando os torcedores à ira e estremecendo os vínculos com a cidade.

Destaque ainda para a participação no Campeonato Brasileiro Série C em 1992, onde o time conquistou a expressiva quarta colocação após ser semifinalista da competição, que só dava acesso aos dois primeiros colocados. A última participação profissional foi em 2011.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp