MENU

03/09/2021 às 22h35min - Atualizada em 04/09/2021 às 00h50min

Governo brasileiro autoriza a concessão de visto humanitário a afegãos

Medida é parecida com a que já ocorre com sírios e haitianos. Documento é feito fora do Brasil, em consulados ou embaixadas brasileiras no exterior – como a de Islamabad, no Paquistão.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/03/governo-brasileiro-autoriza-a-concessao-de-visto-humanitario-a-afegaos.ghtml

Medida é parecida com a que já ocorre com sírios e haitianos. Documento é feito fora do Brasil, em consulados ou embaixadas brasileiras no exterior – como a de Islamabad, no Paquistão. Centenas de pessoas se reúnem, algumas segurando documentos, perto de um posto de controle em volta do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, capital do Afeganistão, em 26 de agosto de 2021
Wali Sabawoon/AP
Os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública anunciaram nesta sexta-feira (3) que o Brasil poderá conceder visto humanitário a afegãos que desejarem deixar o Afeganistão por conta do regime talibã.
No mês passado, o Itamaraty afirmou que preparava a concessão dos vistos humanitários "em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e sírios”. O pedido de visto humanitário, diferentemente do de refúgio, tem de ser feito fora do Brasil, em alguma autoridade consular.
No caso do Afeganistão, a mais próxima é a Embaixada de Islamabad, no Paquistão. Segundo o Itamaraty, as embaixadas em Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi também estarão habilitadas a processar os pedidos de visto "para acolhida humanitária".
O governo brasileiro afirmou que mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus familiares terão prioridade na concessão do visto. Ele destacou também que o grupo de 270 juízas afegãs que pediu ajuda para deixar o país poderá dar entrada no pedido deste documento.
"A medida é baseada nos fundamentos humanitários da política migratória brasileira", disseram os ministérios em nota. "Reafirmando o compromisso brasileiro com o respeito aos direitos humanos e com a solidariedade internacional."
Retirada das tropas
Os Estados Unidos terminaram a retirada de suas tropas do Afeganistão na segunda-feira. O presidente Joe Biden não quis estender a retirada das tropas para além da data limite de 31 de agosto.
Ele afirmou que a comunidade internacional espera que o Talibã cumpra com o compromisso de permitir a saída daqueles que queiram deixar o país.
VÍDEO: Talibã comemora com tiros saída de tropas americanas do Afeganistão

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/03/governo-brasileiro-autoriza-a-concessao-de-visto-humanitario-a-afegaos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp