MENU

11/05/2021 às 11h23min - Atualizada em 11/05/2021 às 11h22min

Como começar a construir uma carreira do zero?

Começar uma carreira do zero é uma atitude que demanda muita coragem e planejamento. 

Em tempos de pandemia, em que mais de 12 milhões de brasileiros encontram-se desempregados, ter uma mudança radical de carreira pode significar encontrar um novo sentido profissional. 

Além disso, talvez seja o momento ideal para você consolidar algum sonho, como trabalhar como autônomo, por exemplo. 

Pensando em começar uma carreira do zero? Então, esse artigo é para você! Confira essas dicas! 

  1. Por que o momento atual permite começar uma carreira do zero? 

A pandemia atingiu em cheio muitas áreas. De fato, nichos de entretenimento, bem como eventos, até agora não ensaiaram uma recuperação. Portanto, quem estava trabalhando nessas áreas pode ter sofrido enorme impacto financeiro. 

Outro fator que pode ser determinante para isso é que muitas pessoas apresentam insatisfação com o trabalho atual. 

Cada vez mais, as pessoas acreditam que o trabalho não serve apenas para trazer retorno financeiro, embora esse seja um fator primordial, mas a satisfação pessoal também tem pesado cada vez mais em pesquisas sobre trabalho. 

Além disso, há possibilidade maior de crédito no mercado. Ou seja, existe grande possibilidade de como empreender na crise

Se você aliar a tudo isso, a forte presença da tecnologia e empresas voltadas à tecnologia, tais como as startups, você consegue ver um cenário promissor para quem deseja dar uma guinada profissionalmente. 

Porém, antes de você considerar mudar totalmente de profissão, pergunte-se sobre essa ação: 

  • Desejo mudar de carreira para somente ganhar mais, não importando se terei que trabalhar mais horas para isso? 

  • Tenho condições financeiras de me manter no início do negócio, quando talvez não tenha ainda grandes lucros? 

  • Qual é o objetivo dessa mudança? 

Essas são questões importantes que você deve pensar a respeito, para então decidir se realmente deseja começar uma nova carreira do zero. 

  1. Dicas para começar uma carreira do zero 

Agora que você já decidiu que esse é o momento para mudança profissional, confira algumas dicas essenciais para conseguir começar uma nova carreira do zero. 

Analise o mercado 

A primeira atitude é analisar o mercado. Mas essa deve ser uma análise profunda. Se nos últimos anos, antes da pandemia, o setor no qual você está interessado apresentava um crescimento significativo, o panorama agora é outro. 

Quem são seus concorrentes? Eles estão sobrevivendo à crise? Houve necessidade de seus concorrentes se reinventarem para suportar esse período difícil? 

Tenha um plano de negócio 

Todos os especialistas advertem que um novo negócio, quando não bem planejado, tem grande chance de fechar no primeiro ano. E um dos fatores que mais contribui para isso é a falta de um plano de negócio apropriado. 

De fato, o plano de negócio é um documento no qual você detalha seus objetivos e como alcançará o que planeja. 

Em um plano de negócios bem elaborado, há muitos elementos, tais como plano operacional, plano de marketing e plano financeiro, por exemplo. 

Além disso, há também estimativa de investimentos fixos, o investimento necessário pré-operacional, capital de giro, dentre outros aspectos importantes. 

Caso você não saiba como elaborar um plano de negócios, busque ajuda nesse ponto. 

Estude 

Você acha que já sabe tudo sobre no que pretende trabalhar? Quais são as habilidades necessárias para essa nova profissão? Você tem o conhecimento necessário para essa nova jornada? Pois saiba que há muito o que estudar! 

Estudar é um dos maiores investimentos que você faz quando se pensa em mudar de área. Além do estudo da prática em si, você também precisa estudar, muitas vezes, os aspectos financeiros do negócio. 

Afinal, se você pretende ser um autônomo, o que é melhor: ser um microempreendedor individual ou abrir uma pequena empresa? Como será o recolhimento de impostos? Você terá algum funcionário? Como será o pagamento de quem trabalha para você, inclusive fornecedores? 

Lembre-se que se você for trabalhar de forma autônoma, não terá mais um setor de recursos humanos da empresa, por exemplo. Portanto, esses são pontos para os quais dedicar-se ao estudo é essencial. 

Há muitas carreiras que exigem uma graduação. Dependendo da sua profissão atual, se forem da mesma área, você pode aproveitar matérias. Mas caso contrário, já pense que serão alguns bons anos de dedicação ao estudo, antes de começar a exercer a nova profissão. 

Existem também áreas nas quais não existe graduação propriamente dita, mas são necessários cursos constantes de atualização em relação a novidades. 

Às vezes, um curso de pós-graduação em outra área pode adicionar uma carreira nova, aproveitando a graduação que você já tem. De fato, essas são todas possibilidades que você pode considerar. 

Tenha foco e dedicação 

Nada se constrói na vida com facilidade. Portanto, foco e dedicação são essenciais para quem deseja mudar de carreira. 

Lembre-se que no início, a empolgação ajuda, mas com o passar do tempo, é necessário manter-se firme na dedicação, inclusive quando o cansaço bater ou algum mau resultado surgir. 

Com um bom planejamento e bastante dedicação, você consegue atingir resultados positivos. 

  1. Conclusão 

Começar do zero não é tarefa fácil para ninguém. Mas, se você já pensou a respeito, refletiu e decidiu que isso é algo que você deseja, então coloque a mão na massa! 

Estude para sua nova profissão, estabeleça metas e um bom plano de negócios, com detalhamento específico de tudo que necessita. 

Mantenha-se dedicado e com foco. Dessa forma, os bons resultados surgirão! 






 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp