MENU

25/05/2021 às 15h41min - Atualizada em 25/05/2021 às 15h39min

Lojista: como aumentar as vendas em 2021

Aumentar as vendas da sua loja em 2021 pode ser mais simples do que você imagina. Basta se planejar bem.

Claro que o lucro não virá de uma hora para a outra. Mas executando corretamente algumas estratégias, os clientes tendem a comprar mais.
A seguir, listamos as principais dicas que você pode seguir para aumentar os lucros da sua loja. Acompanhe!

5 dicas para aumentar as vendas da sua loja

1. Ofereça diferentes meios de pagamento

A primeira dica para fazer suas vendas aumentarem é diversificar suas formas de pagamento.

Os clientes não querem mais ficar presos ao pagamento por cartão ou à vista. Online, eles já têm, em muitas lojas, opções como pagamento por Pix e QR Code.
Então, vale a pena oferecer essas opções também na sua loja. Seja ela física ou online.

2. Ofereça cupons de desconto

Todo cliente gosta de um desconto a mais nas compras. Um cupom pode ser exatamente o fator de decisão, o que seu usuário estava esperando para comprar.
Então, vale a pena ter uma política de vouchers. Ou seja, planejar cupons de desconto periódicos, que vão estimular seu consumidor a fechar uma compra.
Uma dica é ir além dos cupons em datas especiais, como Dia dos Namorados ou Dia das Mães. Nesses momentos, a concorrência é maior, e seu cliente pode escolher outra loja.

Mas se você oferecer, por exemplo, um cupom quinzenal, pode ter ótimos resultados. Ou quem sabe um cupom fixo, que pode ser usado com uma compra mínima.

Planeje seus cupons e divulgue-os! O consumidor precisa saber das vantagens que pode contar ao comprar com você.

3. Abuse das redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta indispensável para qualquer loja. Por meio dela, você pode divulgar seus produtos, ações, promoções, cupons e mais.
Além disso, as redes são oportunidades de se manter na memória do seu cliente. Se ele vir sua loja de forma rotineira, pode ser atraído mais facilmente para comprar.

Mas é importante fazer um planejamento de marketing. Defina quem é a persona do seu negócio, quando você vai postar e quais serão as publicações.
Sua loja deve ter uma “linha editorial” bem definida, com datas específicas para publicação. Divulgar hoje e só voltar a postar na semana que vem dificilmente vai ter bons resultados.

Redes sociais requerem frequência, inclusive para que os algoritmos entendam que sua loja é relevante. Quanto mais relevante, mais chances de seus posts aparecerem para mais gente.

4. Trabalhe o pós-venda

Você já deve ter ouvido falar que é mais barato manter um cliente, do que manter um novo.
Pensando nisso, vale muito a pena executar ações de pós-venda. Ou seja, manter contato com seu cliente após ele adquirir com você. Nem que tenha sido uma compra pequena.

São várias ações possíveis de se realizar nesse sentido. Sua loja pode fazer, por exemplo, uma pesquisa de satisfação. Os consumidores gostam de saber que estão sendo ouvidos. Além disso, será uma oportunidade de obter feedbacks e fazer melhorias na loja.

Outra ação é encaminhar mensagens de “saudades”. Assim, você vai lembrar o consumidor sobre sua loja, e ele pode se sentir atraído a uma nova compra.
Esse tipo de mensagem pode ser enviada por SMS, e-mail e até por WhatsApp. Mas atenção: envie informações no WhatsApp se o usuário tiver lhe dado permissão expressa para isso.

Você pode perguntar no formulário de inscrição do seu site, ou então na finalização da compra presencial. O WhatsApp é um meio bastante pessoal, e receber mensagens não autorizadas pode causar o efeito contrário. Seu cliente corre o risco de ser afastado, em vez de atraído.

Também envie promoções e benefícios periódicos para quem já comprou com você. Um benefício extra para um cliente fiel pode ser mais eficaz do que promoções genéricas.

5. Determine metas de vendas

Para aumentar suas vendas, é essencial definir que metas você quer alcançar. Inclusive para que você possa realizar todas as ações que apresentamos antes nesse texto.

Definindo uma meta, você terá um objetivo a alcançar. Então, será mais simples direcionar suas estratégias. Estratégias direcionadas e bem-pensadas são fundamentais para resultados melhores.

Não se esqueça: o planejamento é a chave para qualquer uma das ações que você escolher realizar.
Ao definir bem as ações, fica mais simples executá-las para fazer as vendas aumentarem em 2021.
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp