MENU

05/07/2021 às 10h56min - Atualizada em 05/07/2021 às 10h55min

Mercado de marketing digital: como reagiu à pandemia


A pandemia do coronavírus atingiu em cheio todos os ramos da economia. Mas como o mercado de marketing digital foi afetado com isso? 

De fato, com o surgimento do coronavírus e sua rápida contaminação em muitos países, caracterizando uma pandemia, a economia se retraiu. 

Afinal, as pessoas tinham que permanecer em casa e as que não podiam, também não tinham mais acesso à vida social. 

Com isso, o comportamento de muitas pessoas mudou: devido à incerteza do futuro, muitas pessoas optaram por guardar o dinheiro ou deixar investido, em vez de gastar. 

Além disso, muitos empregos foram perdidos, fazendo com que a recessão econômica aumentasse. Muitos postos de trabalho, ligado aos setores de serviços, foram fechados, o que também afetou a economia. 

Mas e o mercado de marketing digital? Como reagiu a isso tudo? 

O crescimento do comércio online durante a pandemia  

Embora uma parcela significativa da população optou por um comportamento mais cauteloso em relação ao consumo, por outro lado, o comércio online, chamado de e-commerce, foi um dos poucos setores que apresentou um crescimento significativo durante a pandemia. 

Se antes da pandemia, os consumidores faziam questão de irem pessoalmente até as lojas para escolherem seus produtos, com a pandemia, isso se tornou inviável. 

Assim, o comércio online, que representava somente 5% das vendas no ano, passou em alguns meses de 2020, representando mais de 10% de todas as vendas somadas. 

De fato, o comércio eletrônico durante a pandemia apresentou um salto de mais de 65%. 

O que se percebeu é que muitos clientes começaram a transformar suas lojas físicas em lojas virtuais. Com um atendimento personalizado por meio das redes sociais, sobretudo Instagram, muitos comerciantes conseguiram, dessa forma, aliviar uma parte do prejuízo. 

Mas, como o mercado de marketing digital impulsionou o e-commerce? 

Como o mercado de marketing digital impacta nas vendas? 

 

Para começar, é essencial entendermos como o marketing digital atua. 

O cliente possui uma loja digital. Para isso, é necessário que ele possua um site de e-commerce ou venda seus produtos através de grandes sites de vendas (sistema de afiliados) ou então através de marketplace, que são as lojas virtuais das redes sociais. 

É essencial que o cliente saiba quem é seu público-alvo e tenha um engajamento com esse público. Para isso, uma agência web pode fazer um estudo, para entender quem é o público daquela loja ou qual nicho ela atende. 

Com isso, a divulgação de informações através das redes sociais pode fazer com que futuros clientes se interessem pelos produtos. 

Mas o marketing digital não atua somente em melhorar as vendas. Quando ausente, as vendas sentem um impacto tremendo. 

Ou seja, quando o marketing digital não é feito da maneira correta ou então não é bem direcionado, o impacto pode ser extremamente negativo. 


O caso da Locaweb em 2010

Quer um exemplo? Em 2010, a Locaweb, uma empresa que vende hospedagens de sites, resolveu fechar um acordo de patrocínio com o São Paulo Futebol Clube, para duas partidas. 

O nome da empresa estava estampada na manga da camisa dos jogadores, na primeira partida patrocinada, contra o Corinthians. 

Mas, o diretor comercial da empresa, resolveu começar a postar mensagens bastante ofensivas contra o São Paulo e são-paulinos, por ser Corinthiano. Resultado: o impacto disso com a torcida do São Paulo foi tão negativo que uma onda de reclamações contra a empresa surgiu na internet. 

Devido à isso, o diretor comercial foi demitido. E para o público jovem, são-paulino, que acompanhou o fato, ficou uma péssima impressão da empresa, visto que ela fechou um patrocínio e o diretor comercial começou a xingar o clube nas redes sociais. 

E o próprio clube nunca mais fechou outro contrato de patrocínio com essa empresa. Outros clubes também não fecharam com a Locaweb contratos de patrocínio, diminuindo a exposição da marca. 

Esse é só um exemplo de como hoje redes sociais podem tanto impulsionar o marketing para o bem, como para o mal. 

O crescimento do marketing digital durante a pandemia 

É possível observar que não somente o comércio online aumentou consideravelmente durante a pandemia, mas devido a trabalhos em home office e até com as pessoas mais em casa, o acesso à internet também cresceu. 

Com isso, o marketing digital, sempre com o algoritmo do Google, pode trabalhar sugestões de produtos e serviços, até para quem nem está pensando nisso no momento. 

Você já deve ter percebido como muitas vezes, você vê algo em um site e quando está em sua rede social, o mesmo produto aparece como sugestão a você? 

Dessa forma, o Google e os algoritmos das redes sociais, em geral, traçam perfis e conseguem lidar com os interesses de futuros clientes. 

Assim, com mais pessoas acessando à internet, a tendência é, cada vez mais, o marketing digital ter um impacto enorme no aumento ou diminuição das vendas de produtos e serviços pela internet. 





 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp