MENU

26/07/2021 às 15h10min - Atualizada em 26/07/2021 às 15h04min

Como se tornar um engenheiro de sucesso mesmo começando na pandemia

A pandemia trouxe complicações e mudanças para todos os setores de trabalho. Hoje podemos dizer que não existe profissional independente da área que não que tenha precisado se adaptar a uma nova realidade, a fim de sobreviver a todos os problemas que atingiram o mercado de trabalho. 

 

Isso pode trazer muita insegurança principalmente aos jovens engenheiros que estudaram por tanto tempo e agora que chegou a hora de botar a mão na massa, podem estar perdidos. Por isso, hoje vamos dar dicas de como se tornar um engenheiro de sucesso mesmo começando na pandemia.

 

Não pare de se capacitar

 

A graduação é longa, mas o estudo é eterno. É preciso ter em mente que se você quer trabalhar em um ramo que vive mudando, fazendo descobertas e se modernizando, você enquanto trabalhar nunca vai parar de estudar.

 

O seu diploma prova que você estudou o assunto, o seu conhecimento praticado em relação a como aplicar o seu conhecimento, mostra o quanto você tem se atualizado sobre o assunto. Então tenha em mente que às vezes ser formado no melhor curso possível não vai te garantir bons serviços. 

 

Quando estiver procurando por uma vaga em uma empresa, você deve compreender que ela vai receber milhares de currículos com a mesma formação que você, com um diploma igual ao seu. Então que você vai ter que te destaque da maioria? O que vai fazer com que você seja indispensável para uma empresa, te colocando à frente de todos os outros candidatos?

 

Existem muitas maneiras de se estar atualizado no mundo da engenharia. Além de buscar sempre por notícias e acontecimentos sobre o ramo em sites de notícias sobre o assunto, você pode também buscar uma pós-graduação e se especializar em um assunto.

Pode também buscar por cursos gratuitos, aqueles que tem como objetivo agregar conhecimento e também compor seu currículo. E é claro, parar sua vida para fazer um curso presencial pode ser inviável tanto financeiramente quanto na questão da disponibilidade, por isso deve-se sempre levar como possibilidade fazer cursos através de Ensino a Distância, o que além da economia de tempo de da praticidade, traz também economia de dinheiro.

Flexibilidade na hora de trabalhar

Hoje é muito importante que um profissional da engenharia possa explorar o máximo de áreas possíveis dentro desse ramo, a fim de se tornar um profissional flexível, para que possa ser útil em diversas situações.

Como a engenharia é um ramo complexo, existem várias áreas em que um profissional pode se especializar, fazendo com que ele seja indispensável para uma empresa. O funcionário coringa costuma receber mais oportunidades, atuar em mais áreas, fazer mais contatos e consequentemente criando uma reputação maior e melhor.

Se tornar tão útil faz com que você tenha mais chances de ganhar promoções, se torna fundamental reduzindo assim a chance de uma demissão, e trabalha em harmonia com a empresa se tornando bem falado e ganhando referências para possíveis novos empregos no futuro.

Domine a tecnologia

A engenharia sem dúvida é o setor que mais depende da tecnologia, e vê ela evoluindo mais e mais e se tornando cada vez mais indispensável, independente de qual segmento da engenharia você trabalhe. Isso faz com que os profissionais tenham que seguir essa onda, uma vez que um engenheiro que não entenda de tecnologia pode ser considerado obsoleto e perder um espaço considerável no mercado de trabalho.

Hoje existem diversos softwares que prestam uma ajuda gigantesca aos setores da engenharia, a ponto de que se já não imagina criar um projeto sem alguns deles, e se tornar mestre na utilização desse tipo de programa vai te colocar à frente de diversos concorrentes.

Não se esqueça que com a pandemia, as vagas ficaram mais escassas e por isso hoje existem muitos mais engenheiros tentando uma única vaga do que antes, e por isso estar a frente da concorrência pode ser fundamental para decidir se você conseguirá a vaga.

Tenha empresas como referência

A melhor forma de se evoluir em uma profissão é observar casos de sucesso, assim você saberá como agir indo de acordo com o que determinada empresa fez. É importante olhar empresas líderes em seus respectivos ramos e tentar entender como chegaram lá.

No caso da engenharia, podemos observar a Construttoria, uma empresa que por mais de 10 anos entrega qualidade e eficiência em seu trabalho. Assim como um engenheiro deve ser, a Constrtuttoria é flexível e trabalha dentro de várias áreas dentro de uma construção, desde o projeto até a escolha dos móveis, e é uma empresa de referência para qualquer engenheiro, e claro, ótimo para os que trabalham com ela.

Use casos como esse para entender o tipo de profissional que você quer ser e onde quer chegar.

Agora que você tem as dicas de como começar sua jornada ao sucesso na engenharia mesmo com os problemas da pandemia, basta se organizar, se manter atualizado e útil, que o seu futuro tem tudo para ser brilhante.

 

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp