MENU

26/07/2021 às 15h16min - Atualizada em 26/07/2021 às 15h11min

CNH digital é confiável para apresentar numa blitz?

Todo bom condutor morre de medo de ser parado por uma blitz e não estar com o documento de identificação em mãos. É por essa razão que antes de sair de casa, a maioria dos condutores se certifica de estar com a habilitação.

 

Entretanto, por maior que seja o cuidado do motorista, as vezes pode acontecer de por um equívoco ele esquecer o documento de identificação. Nesses casos o motorista fica sujeito a penalidade prevista no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Felizmente, com o advento da CNH digital, esse é um problema que dificilmente vai ocorrer com os condutores.

Como funciona a CNH digital ela é confiável?

A CNH digital é uma solução desenvolvida pelo governo, que dá aos condutores acesso a uma versão digital da carteira de habilitação. 

 

Essa versão digital fica armazenada no aparelho telefônico do condutor, de forma que é possível apresentar o smartphone com o documento de identificação.

 

Além de ser uma forma de prevenir o esquecimento, já que poucas pessoas esquecem o celular, essa solução também torna o documento mais dinâmico.

 

Muitas pessoas se perguntam se a CNH digital é confiável, e nós podemos dizer com toda certeza que sim. 

 

A CNH digital é estabelecida pela portaria 1.657 do DENATRAN e com fulcro no artigo 19 incisos I e VI do CTB, bem como na resolução 684 do CONTRAN.

 

Dessa forma o documento é válido e confiável, por isso pode ser apresentado durante operações policiais e de autoridades de trânsito.

Qual aplicativo devo baixar para ter acesso à CNH digital

O aplicativo que dá acesso à CNH digital, é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Governo do Brasil.

 

Esse aplicativo é um dos mais dinâmicos e eficientes desenvolvidos pelo governo e te dá acesso não apenas à CNH digital, como também contêm o CRLV do seu veículo em formato digital.

Como cadastrar minha CNH app?

Para cadastrar a CNH no aplicativo o procedimento é muito simples. Primeiro você deve ter a CNH compatível com o formato digital. 

 

Os modelos mais novos da CNH contêm um QR code que deve ser acessado no aplicativo. Para cadastrar sua CNH no app siga os seguintes passos:

 
  1. Remova a CNH física da capa;

  2. Abra o aplicativo em seu celular;

  3. Escaneie o código Qr no fundo do documento;

  4. Realize a identificação facial conforme orientado pelo app;

  5. Cadastre uma senha e pronto.

 

Depois de realizar esses passos você terá acesso à carteira de habilitação digital no seu aparelho telefônico.

Quais informações o aplicativo apresenta?

Conforme destacado anteriormente, a carteira digital não armazena apenas o documento no formato digital. Esse aplicativo também apresenta informações sobre infrações registradas no sistema de fiscalização de trânsito.

 

Você pode acessar as informações sobre infrações tanto por condutor, como por veículo. Outra vantagem desse aplicativo é que você pode ser autorizado através dele a conduzir o veículo em nome de outras pessoas.

 

Essa solução evita desconfortos de ter que explicar em uma blitz quem é o dono do veículo e porque você está conduzindo.

Como usar a CNH digital sem internet?

Uma das coisas que preocupam aos condutores é quanto a possibilidade de acessar o documento mesmo estando sem internet. É verdade que a cobertura de dados no Brasil ainda tem algumas falhas, mas não precisa se preocupar com esse problema.

 

A CNH digital pode ser acessada mesmo sem internet. Isso acontece porque o documento fica armazenado no seu aparelho telefônico, dessa forma é muito fácil acessar as informações até mesmo sem internet.

 

Você só precisa se lembrar da senha de quatro dígitos que foi utilizada para cadastrar o documento.

Onde é válida a CNH digital?

A CNH digital é válida em todo o território brasileiro, dessa forma você pode conduzir seu veículo sem se preocupar em ser parado pela polícia ou outra autoridade de fiscalização e não estar portando o seu documento de identificação.

 

É claro que essa não é a única preocupação dos condutores de veículos. Muitos também se preocupam com o risco de acidentes e falhas mecânicas, mas para esse tipo de problema você pode contar com a SR proteção veicular

 

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender que a CNH digital é perfeitamente confiável, e pode ser apresentada em uma blitz.

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp