MENU

26/07/2021 às 17h21min - Atualizada em 26/07/2021 às 17h19min

O que é fundo de funil e como aplicar na sua empresa

Quando falamos sobre vendas digitais, existem alguns passos que são seguidos durante o processo de venda. É necessário identificar quem será o seu público de acordo com o produto que você quer vender. 

 

Em seguida, é necessário mostrar para os possíveis clientes a sua solução para os problemas dele, e porque a solução é melhor vindo de você e não da concorrência. E por fim, assim que todos os passos forem cumpridos, concluir a venda.

 

Esse processo todo é chamado de funil de marketing, e esse funil passa por todas as etapas existentes de uma venda, mas hoje nós vamos falar especificamente sobre a parte final, o chamado fundo de funil. Então vem com a gente para entender o que é fundo de funil e como aplicar na sua empresa.

 

O que especificamente é o fundo de funil?

 

O fundo de funil é a parte final da compra, onde o cliente já tem ciência de como sua empresa pode resolver o problema dele, sabe do potencial do seu produto, mas ainda está analisando o mercado em busca de alguma oportunidade melhor. E por estar nessa etapa, podemos dizer que ele já passou tanto do topo quanto do meio do funil, e já é considerado um lead qualificado.

 

Por isso, o conteúdo do fundo de funil não deve focar em engajamento ou em convencer o cliente das capacidades do seu produto. Se ele chegou a esse ponto ele está engajado e provavelmente sabe que seu produto vai ajudar. A questão desse ponto em diante é a venda.

 

Como deve ser o conteúdo do fundo de funil?

 

Por ser focado na venda, o conteúdo do fundo deve ser mais informativo, dando informações mais específicas, a fim de fazer com que o cliente conheça mais profundamente o produto ou serviço que a sua empresa presta.

 

Para fazer isso de forma natural, é muito importante que você tenha uma persona definida, isso é, saiba exatamente como é o perfil de quem compra seus produtos. Isso ajuda na hora de criar um conteúdo moldado para dialogar exatamente com o tipo de pessoa que chegará até a etapa do fundo de funil. 

 

Algumas dicas de como criar um bom conteúdo para o fundo de funil

 

Primeiro temos que entender os processos. O topo do funil é onde você vai encontrar o máximo de informações possíveis jogadas para atrair o máximo de pessoas possível. E nas próximas etapas do funil essa quantidade vai, como o nome diz, afunilando, até chegar no fundo onde o foco é 100% direcionado.

 

Para ser o mais assertivo e informativo possível, o seu fundo de funil deve responder perguntas como:
 

  • Como esse serviço ou produto funciona?

  • De que forma ele vai resolver meu problema?

  • Por que comprar esse produto ou serviço com essa empresa especificamente?

  • Esse produto possui uma boa relação custo benefício?

 

Tudo isso dito na linguagem que seu cliente melhor entende. O que pode ser algo trabalhoso, uma vez que vai misturar informações do produto colocados de forma específica para seu público, e pode acabar exigindo um trabalho conjunto de mais de um setor da empresa. No entanto, esse processo garante que seu cliente se sentirá seguro para efetuar a compra.

 

Alguns exemplos de conteúdo bons para fundo de funil

Vídeos

 

É muito útil se ter vídeos falando sobre o produto, ou até mesmo demonstrando suas utilidades. Esse tipo de conteúdo engaja e encoraja leads a de fato efetuarem a compra. O vídeo pode ser um tutorial, uma apresentação, uma análise. A criatividade de se comunicar é o que conta.

 

Depoimento de clientes

 

Feedback é uma das coisas mais encorajadoras na hora de uma compra. O cliente saber que outros passaram por ali, compraram e ficaram felizes não só o faz confiante para comprar mas fará com que ele possa dar seu próprio depoimento, alimentando ainda mais seu conteúdo.

 

Catálogo bem detalhado

 

Um bom catálogo recheado de informações e fotos pode fazer a diferença. Seu cliente vai saber exatamente tudo o que precisa e vai sentir que você não tentou ocultar nenhuma informação. Se você confia no seu produto, eles também vão confiar.

 

E para ajudar ainda mais sua empresa, temos que falar da Brobot. A Brobot é uma empresa de criação de robôs digitais que podem auxiliar sua empresa de diversas maneiras. 

 

Através deles você pode ter robôs que vão automatizar atividades suas, trazendo mais segurança nas informações obtidas, e ainda otimizar os recursos da sua empresa, trazendo assim mais garantia que você poderá prover uma boa experiência para seus leads.

 

Acesse o site da Brobot e saiba mais, deixe sua empresa mais automatizada.

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp