MENU

17/08/2021 às 16h36min - Atualizada em 17/08/2021 às 16h35min

5 dicas na hora de comprar um imóvel

Está pensando em sair da casa dos pais e ter seu próprio imóvel? Ou, está querendo sair do aluguel? 5 dicas na hora de comprar um imóvel para você fazer a escolha certa.

Comprar à vista, financiar ou optar por um consórcio?

Essa pergunta é bem decorrente e sempre gera dúvidas. Por isso, separamos este artigo para você entender quais os benefícios na hora de comprar um imóvel.

Para quem tem poder aquisitivo e consegue realizar a compra de um imóvel à vista, é sem dúvidas, um excelente negócio. Mesmo que você tenha o valor apenas para a compra de um terreno e não da construção toda, é bem interessante ponderar a comprar. Isso porque, há cartas de crédito que você pode financiar 100% da construção, obtendo ao final uma casa novinha com uma parcela bem mais baixa do que se você tivesse que financiar tudo.

Para aqueles que estão à procura de um imóvel para sair do aluguel, saiba que essa escolha é super assertiva, afinal, as parcelas do financiamento são menores ou bem próximas daquelas que você paga com a locação. Portanto, é melhor pagar por mais tempo, mas pagar um imóvel seu.

Para aqueles que desejam entrar em um imóvel novo, após sair da casa dos pais, comprar seu próprio imóvel é um excelente investimento. Isso porque, os imóveis valorizam muito ano a ano, permitindo que você nunca perca dinheiro.

Se você não tem pressa de mudar logo para seu novo imóvel, uma excelente opção é investir em um consórcio. Sem taxas de juros e com prazos estendidos, fazer um consórcio online, com a equipe www.financer.com.br pode ser o que estava faltando para adquirir seu imóvel próprio.

Dicas na hora de comprar um imóvel que podem fazer toda a diferença na sua escolha.

Programas de financiamento

Se você optou por financiar, saiba que há várias cartas de crédito. Os juros podem variar de uma carta de crédito para outra. Isso porque, além da diferença de juros de uma instituição bancária para a outra, há questões como não possuir imóvel e renda familiar que permitam a escolha por programas federais para aquisição de imóvel, é o caso do programa Minha Casa Minha Vida. Possuindo taxas de juros bem menores e você também pode contar com subsídios, reduzindo ainda mais o valor da parcela mensal.

Planejamento na hora de comprar um imóvel

Parece simples, mas para comprar um imóvel é preciso planejamento. Planejamentos são ótimas dicas na hora de comprar um imóvel, é isso vale para planejamento financeiro e planejamento quanto a estrutura do imóvel.

Analisar questões como família, quantidade de membros, preferência de cada pessoa e até mesmo, se pretende ter um espaço destinado para estudo e trabalho. É preciso pensar, em todos os cômodos, para otimizar os espaços e criar um ambiente acolhedor para todos dentro da casa.

O planejamento financeiro vem logo em seguida. Definidos o tamanho da casa que deseja comprar e valor que pretende pagar em um imóvel, é preciso criar planilhas para contenção de gastos superficiais e isso deve envolver todos os membros da família.

Valores extras como férias e 13º salário são ótimas oportunidades para você conseguir o montante para a entrada do sonho da casa própria.

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um recurso disponível e que ajuda muitas pessoas. Esse valor pode ser usado para entrada ou para amortização de prazos e parcelas. Vale muito a pena aproveitar essa oportunidade.

Comprar um imóvel pronto ou construir?

Essa dúvida é bem decorrente também. E tem tudo a ver com a estrutura de imóvel que você deseja e necessita.

Além do que, a parte de acabamento é o que acaba mais pesando na hora de decidir.

A escolha do piso, azulejos, cores da pintura interna e externa, além da qualidade e marca dos produtos usados é ponderado no momento da escolha.

Há imóveis novos que se encaixam perfeitamente em determinados perfis de pessoas, outros já preferem fazer. Imóveis usados, também podem ser ótimas sugestões de compras. Geralmente, com preços menores, quando comparados aos imóveis novos e em muitos casos, você consegue encontrar um imóvel bem cuidado. Vale a pena pesquisar.

Imóveis na planta: escolha perfeita e conclusão de compra

Para quem deseja um imóvel mais barato, sem ter a dor de cabeça da construção e ainda, ter o poder de escolha quanto ao acabamento, essa é a escolha mais assertiva.

Essa é uma excelente opção para aqueles que não têm urgência em se mudar para o imóvel novo logo de cara. Isso porque, o único problema é que você terá que esperar construir todos os imóveis para depois você poder entrar no seu próprio apartamento.

Comprar um imóvel na planta, garante preço baixo e você ainda consegue negociar o acabamento com o vendedor: pisos, azulejos e cores das paredes. Vale a pena.

Concluindo, reveja nossas dicas na hora de comprar um imóvel para fazer a melhor escolha, afinal um imóvel é sempre um sonho.

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp