MENU

23/08/2021 às 09h52min - Atualizada em 23/08/2021 às 09h47min

Quais as profissões que podem contribuir para clínicas de reabilitação?

Abrir seu próprio negócio no ramo de recuperação de dependentes químicos, pode ser uma excelente escolha. Isso porque além do retorno financeiro, você estará contribuindo para que vidas sejam transformadas.

Reabilitar um dependente químico é introduzi-lo novamente na sociedade, é devolvê-lo com novos aspectos para sua família e torná-lo um cidadão capaz de um recomeço para o trabalho.

Mas, para que o sonho de empreender aconteça em uma área tão importante e essencial para nossa sociedade é preciso contar com a colaboração de profissionais de diversas áreas.

Com formações diferentes, procuram juntos construir uma boa reputação para a clínica e mais do que isso, objetivam restaurar pessoas.

Confira nossa lista de profissões que podem contribuir para clínicas de reabilitação e invista nessa área.

Equipe multidisciplinar de saúde

Por se tratar de uma empresa no ramo da saúde, é preciso formação específica. Algumas na área da saúde, outras na área administrativa. Afinal de contas, uma clínica de recuperação também é uma empresa e com tal, precisa de atendimento, contagem de fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, além do que, como se trata de ambiente acolhedor, de internações e atendimentos especializados para consultas, é preciso higienização constante.

Ainda, se tratando de um momento de pandemia, as regras sanitárias e de controle da doença precisam ser diariamente inspecionadas a fim de realizar um controle efetivo da COVID-19.

Algumas das profissões na área da saúde necessárias para compor uma equipe multidisciplinar em uma clínica de recuperação de dependentes químicos, são:

  • Psiquiatras;

  • Psicólogos;

  • Enfermeiros;

  • Técnicos de enfermagem;

  • Nutricionista;

  • Terapeuta ocupacional; e

  • Médicos.

Esses profissionais vão estar dia a dia, no intuito de recuperar aquela pessoa dos vícios, trazê-la de volta ao convívio social e contribuir para o restabelecimento de laços familiares.

A clínica de recuperação, do grupo Reabilitar e Viver, https://www.reabilitandovidas.com.br, é especializada na reabilitação de dependentes químicos e procura em sua rotina diária oferecer o melhor serviço para tratamento e melhoria de pessoas nessas condições de vida.

Não é fácil uma rotina de trabalho para recuperação de dependentes químicos, afinal de contas, é preciso abnegação e amor à profissão e ao ser humano que está ali, por vezes contribuindo com os serviços prestados, desejando a recuperação, mas por vezes, a internação é compulsória, o que pode ser refletido em contínuas tentativas frustrantes.

Quadro de pessoal

Além da equipe de saúde, é preciso oferecer uma limpeza adequada ao ambiente.

Como já citamos previamente, estamos ainda convivendo com a doença COVID-19. É preciso seguir regras e protocolos de saúde para contenção dessa doença que já assolou tantas famílias.

Cuidados com a higienização dos ambientes, salas de reuniões onde participam grupos de pessoas, alas de consultas e ambientes para atendimento de pronto socorro são extremamente necessários não somente pelo vírus da COVID-19, mas por questões de higiene e contaminação.

A cozinha precisa oferecer uma alimentação balanceada e de acordo com a necessidade de cada paciente, caso ele tenha comorbidades além da dependência química.

A clínica de recuperação, ainda precisa contar com o serviço de lavanderia, pois os acolhidos passam períodos de isolamento e internação, precisando lavar roupas pessoas, mas também de casa, mesa e banho.

A área administrativa também é essencial para o funcionamento da clínica, pois como empresa, precisa fazer seu fluxo financeiro girar.

Receber, pagar, contabilizar, comprar materiais e medicamentos para o funcionamento da clínica, entre outros aspectos necessários para que a empresa esteja de acordo com a legislação pertinente.

Estar em dia com questões contábeis e financeiras é essencial para que a empresa possa funcionar dentro da regularidade. Licenças de funcionamento e inspeções precisam ser periodicamente revisadas a fim de manter tudo em ordem.

Folha de pagamento aos funcionários, também é um dos serviços administrativos que precisam ser feitos, portanto, gerentes e auxiliares de administração precisam estar aptos para o exercício da profissão, atendendo a demanda com eficiência.

Uma telefonista ou recepcionista é muito importante, a fim de organizar as agendas e fornecer informações aos familiares e para aqueles que estão procurando a clínica pela primeira vez.

Conclusão

Para tornar possível um atendimento humanizado é preciso contar com a colaboração de várias áreas. Mas é preciso ter um único objetivo: recuperar vidas.

Assim, independente da profissão, o serviço é essencial e de grande valia para garantir um funcionamento de qualidade e prestatividade.

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp