MENU

23/08/2021 às 10h41min - Atualizada em 23/08/2021 às 10h40min

Dicas para administrar um consultório

Muitas pessoas acreditam que administrar um consultório é uma tarefa super simples. Mas não se enganem, gerenciar qualquer negócio que seja, é um trabalho que demanda muito esforço e comprometimento. 

 

Ter que lidar com pessoas diariamente, já pode fazer parte da lista de “trabalhos que demandam muito esforço e paciência”, afinal, nem sempre somos tratados do jeito que deveríamos, infelizmente. Mas, sem mais delongas, não vamos nos desanimar.

 

Neste artigo, vou te trazer incríveis dicas para administrar um consultório com sucesso,independente de qual for a clínica, seja ela, clínica reabilitação, ginecológica, etc. 

 

Tenho certeza, que implementando essas dicas em seu negócio, seu tempo será muito mais aproveitado, e as finanças também vão agradecer, afinal, garantir um atendimento de qualidade a seus pacientes, faz com que eles busquem e divulguem ainda mais seus serviços!

Dê um “up” em sua agenda

Está na hora de deixarmos a clássica agenda de papel de lado. Além de ser uma bagunça, pode nos demandar mais tempo, caso houver necessidade de desmarcarmos consultas e encaixar pacientes. Não existe nada melhor do que possuirmos um local organizado quando formos agendar as consultas. 

 

Sabemos que a internet só tende a ganhar mais espaço em nossa vida, e por isso, que tal usá-la a nosso favor? A dica é adotar um sistema informatizado, ou seja, agendas eletrônicas. Fazer uso de agendas eletrônicas, vai garantir facilidade na hora de anotar consultas e a visualização ficará muito mais “limpa” e organizada. 

 

Além disso, seus pacientes também ficarão mais felizes após implementar este novo item em seu consultório. Eles têm a opção de agendar consultas instantâneas, até nos finais de semana e receber lembretes em seus celulares para não se esquecerem do dia e horário de sua consulta. Com todas essas vantagens, o médico tem acesso direto a sua agenda, pelo próprio celular e/ou computador, garantindo que fique a par de todos os seus horários de atendimento.

 

Para atendimentos em clínicas de reabilitação, você pode manter os familiares das pessoas internadas, sempre informados de como o paciente se encontra. Afinal, é sempre muito importante nos mantermos a par de como anda o progresso, na melhoria de pessoas tão queridas para nós. 

 

Escolha a equipe certa

Se tratando de um consultório, é muito importante ter à frente de seus pacientes, pessoas capacitadas a garantir o melhor atendimento e recepção para eles. Por isso,não relute em gastar um pouco mais de seu tempo, para decidir quais pessoas farão parte de sua equipe. 

 

Dê uma atenção especial a pessoas que possuam a capacidade de lidar bem com problemas, sejam educadas, pacientes e ágeis. A tarefa pode ser difícil, mas será necessária para que tenha as pessoas certas, desde a primeira tentativa. 

Planejamento 

Para todo negócio ter futuro, ter em mãos um planejamento é de suma importância. E para quem toma a frente de um consultório médico,não é diferente. Utilizar tabelas e planilhas é uma excelente dica para colocar todos os planos à vista, invista principalmente no financeiro. 

 

Se não possui a menor ideia de como começar, coloque todas as suas metas, quais objetivos e estratégias está apto a usar, e o quanto de dinheiro pretende investir em seu negócio. Desta forma, você consegue analisar todas as medidas que deverão ser tomadas, para alcançar o sucesso e, por consequência, se destacar frente a outros consultórios. Aliás, tudo que é feito com planejamento, a possibilidade de dar certo é muito maior!

 

Se mantenha a risca ao horário das consultas 

Certamente, a maioria das pessoas não gostam de esperar para serem atendidos. Atendê-los no horário agendado, vai garantir que eles voltem para futuras consultas e se sintam bem atendidos. Não caia na armadilha de encaixar pacientes em horários que já estão reservados, por isso, manter a agenda organizada é essencial. 

 

Contudo, se for algum atendimento de emergência, busque entrar em contato com os pacientes informando-o que o horário de sua consulta poderá sofrer um pequeno atraso. 

Conclusão 

Agora sabemos o quanto é fundamental possuir uma excelente administração em nosso consultório. Fazer uso das ferramentas certas irá garantir mais sucesso e é de se esperar que o feedback de seus pacientes sejam sempre positivos. Por isso, faça uso dessas poucas, mas importantíssimas dicas em seu consultório médico. Tenho certeza que os benefícios poderão ser vistos bem rápido! 



 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp