MENU

23/08/2021 às 10h55min - Atualizada em 23/08/2021 às 10h55min

Dicas para administrar uma clínica de reabilitação

A reabilitação consiste em um processo de limpeza e recuperação do paciente, caso ele tenha perdido algumas de suas capacidades pelo excesso de drogas e/ou outros vícios.

 

Reconhecida pela Organização mundial da saúde (OMS), a dependência química é considerada uma doença  gerada pelas consequências físicas e mentais do uso abusivo de substâncias químicas.

 

Esses psicoativos, alteram o estado mental do usuário, trazendo sensação de prazer e bem estar, porém o organismo acaba sendo afetado, incluindo o sistema nervoso central que acaba criando uma dependência dos entorpecentes.

 

Quando falamos de dependência química as pessoas associam imediatamente as drogas ilícitas como maconha, crack, cocaína, etc. Mas muitos pacientes das clínicas de reabilitação, são dependentes do álcool, nicotina e medicamentos ( incluindo calmantes), que vem a ser compostos comuns do nosso dia a dia.

O que é a Clínica de reabilitação.

Diferente do que muitos pensam, as clínicas não são spas, ou colônia de férias. As instituições possuem profissionais muito bem treinados para diversos tipos de situação, e com ajuda de uma equipe médica trata intensamente o paciente para que eles possam ser reintegrados à sociedade.

 

Muitas dos internos chegam de maneira forçada ou até em situações extremas de saúde e higiene, e é na casa de saúde que são tratadas todas essas situações e mostrado que é possível viver sem drogas como é possível ver no Blog viver sem drogas

Já que costumam incentivar que os próprios pacientes limpem e cozinhem no ambiente de recuperação, para estimular atividades cotidianas e de higienização.

Como administrar uma clínica de reabilitação

Se você tem os pensa em abrir uma clínica de reabilitação, existem algumas coisas que você vai precisar

 
  • Antes de mais nada, uma estrutura confortável, e convidativa- os pacientes chegam às clínicas em  busca de socorro, seja por vontade própria ou de maneira forçada, é importante que o usuário se sinta bem e acolhido no ambiente, não visualiza aquele lugar como uma prisão de onde ele não vê a hora de fugir. 

 
  • contratar profissionais dedicados e qualificados para este ramo é de extrema importância, pessoas que realmente acreditam e vão incentivar a causa.

Os principais funcionários são:

 
  • Médicos

  • Psicólogos

  • Psiquiatras

  • Terapeutas ocupacionais

  • Assistente social

  • Fisioterapeutas

  • Monitores

  • Conselheiros

  • Coordenadores.

 
  • A localização da sua clínica deve ser estratégica e afastada, de maneira que o paciente não consiga fugir facilmente, e nem que tenha lugares próximos que possam atrapalhar o tratamento.

 
  • É fundamental um bom sistema de informações,seja virtual ou físico é importante ter todos os dados e prontuários de pacientes, registrados e com fácil acesso para o caso de emergências ou até perdas de relatórios. A falta de um documento sobre cada cliente, pode gerar atrasos e retrocessos no tratamento, principalmente se for necessário a troca de profissionais , e não tiver uma maneira de conhecer o processo dos usuários, para prosseguir com o que já foi feito.

 
  • Organize o sistema financeiro, sem recursos e investimentos é impossível manter qualquer coisa, ainda mais um ambiente com diversas pessoas e profissional que muitas vezes tem aquele ambiente como uma moradia temporária.

Um sistema tecnológico de acompanhamento de finanças pode ser muito útil para não perder nem um centavo. 

 
  • Capacite e treine sua  equipe, profissionais devidamente preparados vão gerar menos problemas, já que as chances de não conseguirem conter situações inesperadas, é bem menor.

Sem contar que a família dos pacientes buscam pela qualificação dos profissionais, e métodos de tratamentos do espaço,antes de entrar em contato com a clínica. Traduzindo, melhor currículo dos funcionários, mais pacientes.

 
  • Uma boa estratégia de marketing pode ser sua aliada para administrar uma clínica de reabilitação, já que a visibilidade da marca gera confiança no cliente. 

Fazer com que seu público alvo encontre facilmente seu negócio é de grande importância para a decisão de escolha.

 

Concluindo

Uma boa administração vai desde a estrutura do ambiente, os funcionários capacitados, os tratamentos,até a administração financeira em si.

  

Apresentar segurança e entendimento do seu negócio é um grande passo para o sucesso do empreendimento.

 

Amar e acreditar realmente no projeto e sua missão no geral, pode ser um diferencial incrível para sua clínica.

 

E para ser um bom administrador de uma clínica de reabilitação é preciso apresentar os resultados do seu trabalho, para que gere confiança no serviço a ser contratado.

 

No Artigo de hoje demos dicas para administrar uma clínica de reabilitação. Se existirem comente abaixo.

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp