MENU

23/08/2021 às 11h23min - Atualizada em 23/08/2021 às 11h17min

Como funciona a logística em uma empresa de transporte?

Com certeza você já se perguntou como funciona a logística em uma empresa de transporte? Muitos possuem essa curiosidade, tendo em mente viemos trazer esse artigo para sanar algumas dúvidas.

Como funciona a logística em uma empresa de transporte ?

Toda empresa necessita de uma boa logística para que consiga realizar a coleta desde matéria prima até a entrega do produto, basicamente a logística em uma empresa de transporte, tem a funcionalidade de levar e buscar todo e qualquer produto referente a produção da empresa.

Transportes

Dentro do sistema de logística temos algumas ramificações entre elas a escolha dos veículos a serem usados, de acordo com a proposta da empresa, contendo todas as especificações necessárias para o transporte, dentre modelos e custos benefícios, no qual em uma empresa de transportes é de suma importância, pois se conseguir fazer o transporte com o menor custo possível maior a rentabilidade da empresa.

 

Mas como trabalham com veículos sendo máquinas é necessário alguns cuidados para que se mantenha um bom funcionamento e uma longa vida útil. A manutenção preventiva tem como objetivo prevenir futuros danos e perdas de produtos durante o transporte por conta de estar em más condições. 

 

A manutenção preditiva tem como objetivo avaliar e analisar o real estado do transporte, passando a informação de quando se deve trocar tal peça ou até mesmo o veículo. 

 

Por último mas não menos importante temos a manutenção corretiva, que intervém de forma de reparo e troca de peças danificadas.

 

Rotas de transportes

Para que haja uma boa logística é preciso que se tenha uma boa rota traçada, com os avanços da tecnologia muitos aplicativos conseguem mapear rotas mais rápidas em tempo real diminuindo os gastos com todo o transporte, para otimizar sua rota temos FleetDesk utiliza de rastreamento garantindo a segurança do produto e do funcionário, além de calcular todos os gastos advindos do transporte, facilitando o trabalho de logística.

Logística de produtos

Têm a função de agrupar todos pedidos a serem entregues dentro de um transporte com base na localização. Sendo verificada a proximidade dos clientes, sendo realocados os produtos de acordo com o percurso a ser feito, reduzindo os custos com outro transporte para a mesma área.

Acompanhamento dos produtos

É de função da empresa assegurar  que o produto seja entregue para o cliente no destino desejado, algumas empresas utilizam monitoramento via satélite para acompanhar o produto durante todo o caminho, assim facilita a localização e segurança.

Garantia 

A garantia contribui para que os produtos sejam entregues aos clientes, mesmo em casos de perdas, roubos, entre outros danos a serem causados pelo transporte do produto, dentro da garantia temos também o gerenciamento de risco no qual é uma área da empresa que trabalha para prevenir futuras falhas e acidentes, tanto com o produto quanto com o funcionário que realiza o transporte. 

 

Dentre os profissionais que atuam nessa área estão analistas, supervisores, gerentes entre outros, assim garantindo um melhor funcionamento e atendimento durante todo o processo, até a chegada do produto ao seu destino em perfeitas condições para a satisfação do cliente.

Conclusão

 Neste artigos podemos ter uma noção de como funciona a logística em uma empresa de transporte, com alguns das principais fases de todo o processo de entrega do produto, para que haja um transporte seguro é necessário que antes de tudo seja estudado qual tipo de veículo será usado e que venha a ser mais útil dependendo do tipo de produto a ser transportado pela empresa, ainda sobre os transportes são necessárias algumas manutenções para que mantenha o veículo em bom estado de uso, garantindo a segurança e entrega do produto, sem que haja imprevistos durante o transporte. 

 

Entendemos como é importante uma boa estruturação de percurso, que fazendo o uso de aplicativos facilitam o trabalho e ajudam na economia de gasto durante o transporte. A logística nada mais é que toda a parte de distribuição e entrega do produto ao cliente, desde a organização dos produtos dentro do transporte, organizando de acordo com o percurso, mantendo a qualidade e segurança do mesmo, assegurando os riscos que venha acontecer durante o transporte. As empresas disponibilizam garantia aos seus produtos contra eventuais acontecimentos.

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp