MENU

25/08/2021 às 10h32min - Atualizada em 25/08/2021 às 10h29min

Gestão: como o sono influencia na qualidade do trabalho

Todo empreendedor precisa entender como o sono influencia na qualidade do trabalho. Esse é um assunto muito debatido no blog sobre sonhos Apsique, uma vez que a qualidade do descanso na hora de dormir influencia muito no tipo de sonhos que temos e na quantidade de descanso que teremos durante a noite. Por isso, não só pensando em você, mas também em seus colaboradores, é importante pensar sempre em como estimular que as pessoas tenham boas horas de sono.
Segundo a OMS, o Brasil vive uma situação bem complicada, com 40% dos brasileiros sofrendo de insônia. Isso se reflete em muitas áreas, como em nossa produtividade: segundo pesquisa, o brasileiro leva 1 hora para fazer o que um americano consegue produzir em 15 minutos. Existem muitos fatores para isso, desde a qualidade dos equipamentos até a lógica produtiva nos outros países, mas a qualidade do sono no Brasil afeta bastante esse número, especialmente em setores mais criativos e computacionais.
Com isso em mente, é importante para todo empreendedor entender como o sono influencia na qualidade do trabalho e de que modo pensar a sua gestão interna para garantir um bom descanso para você e para os seus colaboradores. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo e veja algumas dicas sobre o assunto!

Como o sono influencia na qualidade do trabalho: 6 fatores

 

1. Redução na produtividade

O cansaço não vem só da falta de horas de sono, mas também do desajuste do ciclo. Não ter uma rotina fixa de sono faz com que o cansaço se acumule e o corpo e a mente fiquem mais devagar.
Ou seja, não adianta dormir 8 horas de sono, se este sono for interrompido, ou feito em horários diferentes, todos os dias. Ainda assim, haverá desgaste da mente, e consequentemente, o corpo levará mais tempo para concluir as atividades do trabalho.

2. Falta de atenção aos detalhes

A percepção a detalhes vem de uma mente ativa. Por isso, quando a mente é alterada com entorpecentes, a pessoa tende a ficar mais desligada e deixa passar fatores importantes como um sinal vermelho no semáforo.
O excesso de sono pode ter um efeito semelhante. A mente fica entorpecida pelo cansaço e é incapaz de perceber detalhes que seriam fáceis de notar para uma pessoa desperta. Este fenômeno pode trazer consequências leves, como errar um relatório, e consequências mais graves, como sofrer acidentes com maquinário pesado.

3. Mais propensão a erros

A falta de foco e atenção que temos quando estamos com sono ou quando não dormimos bem é traduzida no ambiente corporativo como erros. Eles acontecem de muitas formas, alguns com níveis maiores de dano, outros menores.
Por exemplo, muitos empreendedores precisam fazer reuniões constantes com clientes ou colaboradores. Sem conseguir descansar direito e sem conseguir dormir, é normal confundir os nomes das pessoas ou perder a linha do raciocínio no meio da apresentação. Isso é o mais leve.
O mais grave acontece quando documentos são preenchidos errados ou, pior, quando equipamentos são operados com sono, cujos erros são graves demais para se recuperar adequadamente depois.
Portanto, sejam financeiros, sejam físicos, os danos causados por um profissional cansado e sem descanso adequado não compensam qualquer tipo de “hora extra” feita.

4. Atraso nos prazos

Quando a produtividade cai, fica impossível acompanhar todos os prazos de entrega. Com sono, a tendência é ignorar a agenda e perder reuniões importantes, o que gera ainda mais atrasos, além de piorar a sua imagem no local de trabalho.

5. Burnout e estresse

Com o acúmulo de sono, a baixa produtividade e os atrasos se acumulando, é inevitável que venha o estresse. A mente cansada também impossibilita que o corpo processe os sentimentos, o que gera frustração e burnout, que é quando o estresse passa a afetar fisicamente o trabalhador.
Esta é uma das consequências mais graves de um sono desregulado, pois afeta a saúde, podendo acarretar em ataques cardíacos, e também a saúde emocional, desenvolvendo síndromes de ansiedade, pânico, depressão e outros problemas.

6. Dificuldade na resolução de problemas

Tudo parece mais complicado quando se está com sono. O cansaço e a insônia incapacitam a mente e impedem os raciocínios necessários para a resolução de problemas. Quantas vezes você já se pegou estressado por um problema antes de dormir, e ao acordar, percebeu que na verdade, a solução era muito fácil? Por isso é tão comum que aconselhem a dormir quando alguém tem um conflito em suas mãos.
Ficou claro como o sono influencia na qualidade do trabalho, não é mesmo? Uma equipe bem descansada é uma equipe focada, dedicada, com muito a apresentar e com uma qualidade de serviço um nível acima de um time que não dormiu o suficiente nas últimas noites. No longo prazo, pequenos ganhos de 1 ou 2% diários fazem toda a diferença entre uma empresa de topo e uma de meio de setor.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas entendam sobre o assunto!
 
 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp