MENU

31/08/2021 às 10h40min - Atualizada em 31/08/2021 às 10h36min

Marketing para advogados: Como fazer?

O sonho de qualquer escritório de advocacia é angariar clientes e ter inúmeras ações vitoriosas. O marketing para advogados é, então, uma das principais ferramentas para isso. Com ele, seu escritório jurídico pode aparecer e se destacar diante do público.

E uma das melhores ferramentas para isso é o marketing digital para advogados. Ele se refere ao uso da internet e da tecnologia para a divulgação de serviços e para a atração de clientela. Existem inúmeras alternativas para isso.

Continue lendo, então, para conhecer ferramentas e estratégias para aumentar o alcance do seu escritório. Com elas, você será capaz de angariar mais clientes e de fazer o seu escritório crescer.

É possível fazer marketing para advogados?

Sim! Muitos advogados ainda têm ressalvas quanto a isso, uma vez que o estatuto da Ordem dos Advogados impõe algumas regras quanto à publicidade dos escritórios e dos serviços jurídicos.

Entretanto, ela não impõe proibição ao uso do marketing e isso inclui o digital. Em verdade, nesse ano ocorreu a publicação, pela OAB, do Provimento 205/2021, que esclareceu a possibilidade de uso das ferramentas e as limitações para isso. Veja:

Art. 1º É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento. 

Art. 4º No marketing de conteúdos jurídicos poderá ser utilizada a publicidade ativa ou passiva, desde que não esteja incutida a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros, sendo admitida a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação, exceto nos meios vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina e desde que respeitados os limites impostos pelo inciso V do mesmo artigo e pelo Anexo Único deste provimento. 

Art. 6º Fica vedada, na publicidade ativa, qualquer informação relativa às dimensões, qualidades ou estrutura física do escritório, assim como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional. 


Portanto, é possível o marketing em favor dos serviços jurídicos. Conheça abaixo, então, como colocar isso em prática!

Como fazer marketing para advogados?

Confira nos itens que se seguem algumas estratégias essenciais para colocar em prática o marketing para advogados de acordo com as limitações impostas pela OAB e pelas regras jurídicas.


Tenha um site de qualidade

Primeiramente, é essencial que o seu escritório possua um site institucional de qualidade. Ele deve ter um design agradável e ser organizado. Além disso, é essencial que ele seja responsivo. Isto é, que se adapte para telas de celular ou computador.


Outro ponto importante é que ele tenha algumas informações essenciais. Por exemplo, quais são as áreas de atuação do escritório. Igualmente, os profissionais que ali prestam serviços. Além disso, opções de contato, links para redes sociais e endereço.


Aposte em um blog

 

Não basta ter um site. O marketing para advogados ganha em muito quando se aposta em um blog que fica acoplado à página principal. Nele, então, divulgam-se conteúdos relevantes dentro do universo jurídico.
 

Aqui, então, entra o cuidado de se traduzir para termos populares questões jurídicas que geralmente usam linguagem específica.


Mas o que, exatamente, publicar? São várias as possibilidades. Primeiramente, pense em novidades jurídicas como decisões que trazem posicionamentos novos, mudanças de legislação e coisas do tipo.
 

Além disso, traga soluções e esclarecimentos. Considere as principais dúvidas que os clientes apresentam e assuntos que estejam em alta. Com isso, você torna o seu escritório uma referência e demonstra conhecimento para soluções na área.
 

Ainda, lembre-se de que não é possível, nos textos, divulgar honorários ou vender serviços. Aqui, então, você os vende com a apresentação de conteúdos especializados que ajudam na atração do público.


Divulgue suas publicações

Outro ponto importante para o marketing para advogados é a divulgação dos conteúdos que publica em seu blog ou redes. Para isso, você pode usar newsletter de e-mail para os clientes do escritório.

 

Nesse sentido, cabe lembrar que não é possível usar o e-mail de marketing para quem não seja cliente ou não tenha solicitado as informações. Igualmente, é proibido divulgar serviços como “contrate ação”.
 

Ou seja, o marketing para advogados funciona de maneira informativa e de posicionamento e menos de venda. Essa “venda” de serviços é consequência da atração que seus conteúdos exerce.


Esteja nas redes sociais

 

Ainda, é permitido aos escritórios de advocacia estar nas redes sociais. Por isso, use-as a seu favor. O Linkedin é ótimo para divulgar publicações, artigos e posicionamentos. Da mesma forma, para atrair novos talentos.


Já o Instagram e o Facebook são ótimas plataformas para apresentar esclarecimentos de assuntos jurídicos. Principalmente, para usar uma linguagem mais popular e próxima ao público.


Deixe seus propósitos claros

 

Por fim, para exercer o marketing de advogados conheça o seu público e procure demonstrar como o seu propósito se aproxima ao dele. Demonstre o que move os seus profissionais e quais são as suas posturas.

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp