MENU

20/09/2021 às 17h25min - Atualizada em 20/09/2021 às 17h22min

Empresa inovadora: como gerenciar sua equipe inovando

Engana-se quem pensa que aprender como gerenciar sua equipe inovando é uma tarefa complicada. Pelo contrário, apesar de existir diversas etapas, é possível construir produtos e serviços sem burocracia e com mais segurança.
 
A partir de agora, vamos listar diversas orientações que ajudam no processo de inovação. Após a leitura deste conteúdo, a sua equipe estará mais preparada para surpreender o mercado.

Inclua a inovação nas estratégias da sua empresa

O primeiro passo é incluir o processo de inovação nas estratégias da sua companhia. Caso contrário, será mais complicado alcançar os resultados que planejou logo no início do ano. Aqui, vale incluir palestras na organização para que os outros colaboradores da empresa compreendam o quanto é importante ter esse tipo de pensamento durante a rotina de trabalho.

Implemente os pilares da inovação

Para construir um espaço pensado em inovação é importante implementar algumas estratégias em sua empresa.
 
  • Apoio da diretoria no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores;
  • Orçamento disponível para tirar as ideias do papel;
  • Um líder responsável por definir objetivos e metas de inovação e dialogar com os membros do seu time, mostrando o que fazer para atingi-los com mais facilidade;
  • Cultura de inovação como característica inerente da companhia.

Busque motivar os colaboradores

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Para implementar a inovação em sua companhia, é necessário ter colaboradores envolvidos com o mesmo propósito. Existem organizações que têm apostado em treinamentos, workshops e até encontros com o único objetivo de estimular a criatividade dos membros do time.
 
Uma dica de ouro é experimentar esse processo fora da empresa. Para algumas pessoas, esse tipo de atitude impede que conceitos ultrapassados entrem em pauta, garantindo o desenvolvimento de mais credibilidade na rotina.

Procure parcerias de sucesso

Inovação e individualidade são duas características que não podem andar lado a lado. Claro, existem casos de companhias que até conseguiram inovar de forma autônoma, mas quando o trabalho é feito em conjunto com parceiros, você pode garantir ótimos resultados.
 
A escolha de uma parceria não pode ser feita de qualquer forma. O mais indicado é optar por uma empresa que tenha públicos parecidos com o seu negócio e que não sejam concorrentes. Assim, não há disputas pelo mesmo espaço.

Inspire-se em empresas de sucesso

O Ranking 100 Open Startups 2021 apresenta quais são as startups mais interessantes para os investidores, além de destacar companhias que são referência no mercado. Ao conhecer um determinado projeto, você terá a oportunidade de acompanhar quais foram aquelas estratégias que surtiram efeitos mais positivos no mercado.

Reconheça os colaboradores da sua empresa

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de estabelecer regras e tipos de reconhecimento para aquelas ideias que são apresentadas pelos membros do seu time. Ao contrário do que grande parte das organizações imagina, não é necessário fazer grandes investimentos. Existem diversas alternativas que agradam os colaboradores.
 
  • Produtos personalizados;
  • Feedbacks positivos;
  • Destaque no jornal interno da companhia;
  • Elogio em público;
  • Premiações.
 
Percebeu que aprender como gerenciar sua equipe inovando é mais simples do que parece? No entanto, aqui vale uma dica importante: esse processo não deve ser feito por profissionais que não entendem sobre o assunto. O mercado já acompanhou trajetórias de aventureiros que apresentaram algumas soluções e que, na verdade, trouxeram resultados negativos para a companhia.
 
Portanto, antes de colocar a sugestão em prática, faça uma análise de mercado, pesquise, reúna com a equipe e desenvolva um planejamento. Dessa forma, você conquistará resultados mais assertivos em sua empresa.
 
Após descobrir como gerenciar sua equipe inovando, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam no sucesso do seu negócio.
 
 
 
 
 
 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp