MENU

29/09/2021 às 14h42min - Atualizada em 29/09/2021 às 14h40min

Aumenta o número de adeptos ao ciclismo no Brasil

Uma das informações mais interessantes sobre a pandemia do novo coronavírus foi o crescimento de 26% no mercado de bicicletas, o que mostra que aumenta o número de adeptos ao ciclismo no Brasil. Essa informação é boa porque, de fato, o ciclismo é um dos esportes mais benéficos para a saúde e que é mais fácil de praticar: basta ter uma bicicleta e pronto.
Além de ser muito fácil praticar o ciclismo, ele ainda traz muitos benefícios. A começar, claro, pela perda de peso, já que é uma atividade física que pode queimar 500 calorias em apenas uma hora (500 calorias pode equivaler a um almoço relativamente simples, de uma salada com frango grelhado, por exemplo). Isso sem falar nos ganhos para o sistema cardiovascular, para a auto-estima e para a saúde mental, além dos benefícios para o meio-ambiente também.
Se você quer entender porque aumenta o número de adeptos ao ciclismo no Brasil, confira uma explicação dos principais motivos para esse crescimento abaixo!

Aumenta o número de adeptos ao ciclismo no Brasil: 5 razões do porquê

1. Pandemia

A pandemia do novo coronavírus foi um dos elementos que colocou mais pessoas dentro do ciclismo, seja esportivamente, seja apenas na prática da pedalada nos tempos livres. A razão para isso fica mais simples de entender quando comparamos outros exercícios físicos e seus riscos nessa pandemia.
O novo coronavírus se propaga pelo ar e por gotículas que possam ficar em certas superfícies. Portanto, estar em um espaço fechado com outras pessoas, todas suando e muitas delas sem máscaras, é um risco muito significativo. Mesmo que a pessoa pense que não tem o vírus, ela pode ser assintomática ou já estar transmissível, mas ainda não demonstrou sintomas.
Assim, andar de bicicleta em um espaço ao ar livre, sem tantos riscos e sem compartilhar o ar com ninguém, é uma forma de se exercitar com segurança. Por isso, muita gente migrou para o ciclismo nesse período.

2. Benefícios para a saúde

Andar de bicicleta traz muitos benefícios para o corpo. Como vimos na introdução, uma hora de exercício em uma bicicleta equivale a até 500 calorias queimadas. Levando em conta que, em média, uma mulher adulta consome 2000 calorias diárias apenas nas suas tarefas normais, enquanto um homem consome 2500 calorias, fazer uma hora de bicicleta equivale a aumentar esse número em 25% ou 20%. Nada mal.
Além de perder peso, a bicicleta traz muitos outros benefícios também, especialmente para o sistema cardio respiratório, ajudando o pulmão a respirar melhor, além de melhorar a nossa pressão e a prevenir doenças de muitos tipos.
Ou seja, o ciclismo é uma das atividades físicas mais interessantes para quem quer ter um corpo saudável e prevenir uma série de doenças específicas (ou, no mínimo, aumentar as chances delas aparecerem).

3. Facilidade de informação

Existem muitos outros esportes que podem ser praticados ao ar livre e que podem trazer benefícios para o corpo, como o badminton, por exemplo. No entanto, esses esportes são um pouco mais desconhecidos do que o ciclismo. É muito mais fácil achar informações sobre bicicletas do que sobre badminton, tiro ao alvo e outros. Por exemplo, não é raro achar um bom blog sobre bikes como o da Treep Bike, mas fica mais difícil achar o mesmo conteúdo sobre arco e flecha ou badminton.
Por isso, o ciclismo é mais acessível para novatos, o que faz com que ele aumente mais quando as pessoas procuram por novas práticas esportivas, especialmente porque praticamente todo mundo já teve uma bicicleta em algum momento. Então fica bem mais fácil de começar ou recomeçar no ciclismo.

4. Facilidade para praticar

Praticar pedalada é muito mais fácil e acessível do que outros esportes. A única coisa que a pessoa precisa é ter a bicicleta, que pode ser um pouco cara, mas é comprada apenas uma vez.
Outros esportes exigem equipamentos também, além de espaços específicos, pessoas e outros requisitos. O ciclismo só precisa da bicicleta e pronto: a pessoa pode sair andando pela cidade no trajeto que ela quiser, especialmente porque muitos parques já estão totalmente otimizados para o exercício.

5. Mais estrutura sendo criada

Para finalizar, o fato é que existe cada vez mais estrutura sendo preparada para o ciclismo. As principais cidades do Brasil já contam com algum nível de ciclovia, apesar de ser sempre insuficiente. Além disso, há projetos de construção de estruturas para o ciclismo indoor e outros cuidados do tipo em ação.
Pronto! Agora já vimos porque aumenta o número de adeptos do ciclismo no Brasil e, assim, podemos compreender que se trata de um movimento bem estável. Ou seja, veremos ainda mais pessoas entrando nessa área nos próximos anos até que tudo se estabilize. Por isso, esse é um bom momento para entrar também no ciclismo, seja como praticante, seja como empreendedor no setor.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também vejam essas informações!
 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp