MENU

23/02/2021 às 13h02min - Atualizada em 23/02/2021 às 12h58min

O sucesso de empresas locais com marketing de internet

O Direito e Empreendedorismo sempre andaram juntos. Como por exemplo, se você investe no meio digital, já deve ter ouvido falar na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desse modo, o conteúdo de hoje é voltado para quem empreende em  mídias digitais, como por exemplo e-commerce.

Como uma empresa que já é bem-sucedida em alcançar seu mercado local pode estender seu alcance de marketing online? A boa notícia é que o marketing off-line tradicional, que sempre funcionou tão bem, ainda funcionará com a mesma eficácia para promover sua presença on-line. O outro lado da moeda é que, para promover seu negócio online, as antigas tradições precisam ser atualizadas para acompanhar as práticas recomendadas de marketing online.

Qualquer empresa já deve ter um plano de marketing e objetivos de suas iniciativas offline, então vamos pular direto para os aspectos de tecnologia do marketing online.
Geralmente, considero as seguintes coisas primeiro, porque elas podem ser feitas com um custo inicial muito baixo ou nenhum custo inicial, e também porque o marketing especializado subsequente não terá tanto sucesso sem essas coisas no lugar.

É claro que há muito mais coisas no marketing online, cuja extensão poderia ser facilmente justificada como um curso universitário em tempo integral.
Estas são as notas básicas, para ajudar a levar seu site a um ponto de partida com um orçamento baixo, se você ainda não pode se dar ao luxo de recorrer a grandes armas para comercializar seu site profissionalmente.

Quer você administre um negócio de comércio eletrônico ou uma loja tradicional,o marketing digital se tornou essencial para todos os negócios. 
Com o constante crescimento e popularidade de diferentes tecnologias, plataformas de mídias sociais, de comunicação online, é mais importante do que nunca que os proprietários de negócios invistam nas estratégias de marketing digital certas para promover suas marcas e permanecer competitivos no mercado.
Nos dias de hoje é essencial que você saiba vender pela internet, grupos de Facebook e Whatsapp, blogs de redes, Instagram, Waze, enfim, oportunidades não faltam.

Tentar criar uma estratégia de marketing digital pode ser difícil - afinal, o marketing digital abrange muitas facetas diferentes do mundo online. É importante lembrar, porém, que seu negócio não precisa tentar cobrir  todas as áreas do marketing digital. 

Por outro lado, é muito provável que você tenha mais sucesso se concentrando em algumas estratégias (especialmente quando você está apenas começando) e vendo como elas funcionam para o seu negócio.

Com isso em mente, seja você uma startup, uma empresa estabelecida ou simplesmente um iniciante em marketing digital, você pode consultar as dicas de marketing digital a seguir para ajudar a promover seu negócio online.
 
 

1. Otimização do site

Este é sempre o ponto de partida, porque a eficácia de tudo o que se segue geralmente depende de isso ser feito de antemão. Quando digo isso, incluo um ótimo conteúdo e navegação intuitiva como base para tudo. Somente quando seu site tiver sido otimizado para visitantes inteligentes, você deverá ajustá-lo para mecanismos de pesquisa, mas nunca às custas do primeiro. Ah, e se você não tem um site o melhor a fazer é correr e providenciar a criação de um para  tua empresa porque na atual situação estará passos muito largos atrás de sua concorrência.

A otimização do mecanismo de pesquisa local (SEO) é um excelente serviço de marketing online local que sua empresa pode usar para alcançar mais clientes. As soluções locais de SEO ajudam a conectar você com as pessoas que estão procurando sua empresa.

 

1.1. Otimize para busca local

A maioria das pessoas realiza pesquisas locais no Google para encontrar uma empresa próxima. Essas pesquisas são acompanhadas por frases como “perto de mim” ou “na [nome cidade]” para ajudar os interessados a obter os resultados mais relevantes e precisos.

Diante disso, os mecanismos de pesquisa analisam coisas como densidade de palavras-chave e como uma página corresponde especificamente a um termo de pesquisa específico. Claro que isso é extremamente simplista, mas, ainda assim, é um ponto de partida válido.

Ao identificar 10-20 termos-chave (keywords, palavras-chaves) que você gostaria que os mecanismos de pesquisa pegassem, e criar páginas especializadas com informações relevantes que utilizem esses termos da maneira certa, você começará a obter resultados muito melhores depois que seu site for indexado.
Você descobrirá que é melhor usar palavras-chave especializadas, por exemplo, "parafusos de engenharia de precisão" provavelmente obterão um posicionamento melhor do que um termo genérico como "peças de engenharia".

Você também deve trabalhar para criar uma única página para cada frase-chave que deseja pegar e incluir a frase-chave no título, meta tags e usar todas as palavras do corpo da página em alta densidade em relação a outras palavras. Você também deve incluir preferencialmente a frase-chave no título da página, bem como o URL da página, por exemplo, "http://www.meusite.com.br/parafusos-engenharia-precisao/". Cada página deve usar um título diferente, especificamente com base na frase-chave utilizada no conteúdo da página.

Para encontrar palavras-chave relevantes, conduza uma pesquisa de palavras-chave. Concentre-se em palavras-chave que contenham três ou mais palavras. Essas palavras-chave, conhecidas como palavras-chave de cauda longa, são melhores para sua campanha porque geram os resultados mais valiosos e alcançam leads mais relevantes.

Além da seleção de palavras-chave, existem outras maneiras de otimizar seu site para pesquisas locais. Melhorar a velocidade do site e limpar o código são outras maneiras de melhorar sua classificação nos resultados da pesquisa.

Seu site realmente deveria ser desenvolvido usando tecnologias atuais de design e código. O design baseado em tabelas tem vários problemas técnicos associados a ele e resulta em uma densidade de palavras-chave menor do que os padrões atuais.
 

1.2. Otimize sua ficha do Google Meu Negócio

Otimize sua ficha do Google Meu Negócio para garantir que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa relevantes localmente. Quando os usuários realizam pesquisas locais, geralmente aciona uma caixa que aparece no topo dos resultados da pesquisa.
 
Sua ficha do Google Meu Negócio é valiosa para sua estratégia local de marketing on-line. Se você quiser aparecer na caixa de resultados da pesquisa, deve otimizar sua listagem.

Comece preenchendo seu perfil completamente. Você deseja adicionar seu horário de funcionamento, endereço e informações de contato. É importante adicionar todas as informações valiosas de que seu público precisa ao examinar sua ficha do Google Meu Negócio.

Além de informações, você também deseja adicionar fotos. As fotos dão ao seu público uma visão da sua empresa, bem como dos seus produtos e serviços. Você pode adicionar fotos de produtos ou pessoas prestando serviços para dar ao seu público uma representação visual do seu negócio.

Preencher sua ficha do Google Meu Negócio ajudará você a aparecer em resultados de pesquisa mais relevantes localmente.

Idealmente, você deve usar um sistema de gerenciamento de conteúdo que incorpore e facilite todos os itens acima com rapidez e sem esforço, como aquele fornecido como padrão nos sites e blogs do Wordpress. Isso permitirá que você gerencie sua própria otimização de conteúdo, com um pouco de tentativa e erro.
 

2. Vinculação e indexação

A próxima etapa é fazer com que os mecanismos de pesquisa comecem a notar e a indexar seu site. O Google, por exemplo, nem mesmo vai olhar para o seu site até que tenha sido linkado por pelo menos um outro site indexado.  

A indexação poderá ser manual feito por você mesmo caso já tenha se colocado como Webmaster do seu site diante do Google, ou pelo próprio Webmaster do site caso tenha terceirizado o serviço.

Especialmente útil neste estágio pode ser a participação em fóruns que atendem ao seu mercado-alvo principal. Isso tem o duplo benefício de criar consciência de seu negócio dentro das comunidades que você gostaria de alcançar.

Ao mesmo tempo, pode ajudar a criar links de entrada para seu site, algo ao qual os mecanismos de pesquisa prestam atenção especial. Certifique-se de que os detalhes do seu site estão incluídos como um link no rodapé de suas postagens.

Nunca use um fórum para enviar spam para membros ou enviar mensagens de publicidade não solicitadas - isso apenas tem o efeito oposto de destruir a credibilidade do seu negócio. Alguns fóruns têm uma seção de publicidade separada na qual pode ser apropriado publicar profissionalmente informações sobre seus serviços e produtos.

Certifique-se sempre de que sua presença representa uma contribuição valiosa para a comunidade. Permaneça no assunto e seja profissional, útil e construtivo.
Os mecanismos de pesquisa levam muitos fatores em consideração quando ranking um site. Novos sites, por exemplo, inicialmente não se saem bem, no entanto, você descobrirá que eles irão atribuir algum peso de credibilidade a você quanto mais tempo o seu site estiver instalado e funcionando.

O maior fator, porém, externo ao próprio site, é o número de links de entrada (de preferência não recíprocos) de outros sites e o contexto e a redação do link de referência, bem como a classificação da página de referência e do site origem.

A popularidade desses sites desempenha um grande papel, bem como o quão alto está o link na própria hierarquia do site. A título de exemplo, um link de www.seusite.com.br conta muito mais do que um link de uma página profundamente incorporada como www.seusite.com.br/subdiretorio/pagina.
 

3. Parcerias de marketing online com empresas online de alto perfil

É aqui que você pode realmente se beneficiar se implementado com sucesso. Quando eu dirigia a unidade de negócios de comércio eletrônico de uma grande empresa, em vez de pagar sites de alto tráfego para anunciar em seus sites, que podem não ser direcionados, oferecemos a eles uma porcentagem das vendas.

Ou seja, disponibilizamos os banners para divulgação do serviço e implementamos um rastreamento simples de onde vinham nossos visitantes, e então pagamos ao referenciador uma porcentagem da receita total. Isso resultou em custos de marketing muito baixos para nós, e os sites de referência começaram a colocar cada vez mais ênfase em seu lado para garantir que obtivéssemos a melhor colocação sempre que estivessem com pouco estoque pago.

Atualmente essas parcerias podem ser realizadas em plataformas de afiliados. Uma boa dica para empresas de produtos físicos e serviços é a Lomadee.
Outra estratégia eficaz de médio prazo é fornecer conteúdo de valor aos sites que atendem ao seu mercado-alvo. Eles se beneficiam de seu conteúdo tópico, você se beneficia da exposição e dos links. Os chamados guest posts.
 

4. Mergulhe em publicidade paga de palavras-chave

Somente neste ponto você deve realmente começar a pagar pela publicidade online. Essas formas de publicidade, no entanto, permitem que você segmente especificamente certas pessoas, o que significa que você obtém um retorno do investimento muito melhor do que simplesmente anunciar para todos.

Isso pode exigir algumas tentativas e erros para descobrir o que funciona melhor, mas o valor que você paga deve ser menor do que o valor dos negócios que você gera e normalmente deve incluir medições completas e relatórios em uma base razoavelmente regular, de preferência online.

Para este propósito, freqüentemente sugiro começar com o Google. Eles são de longe o mecanismo de pesquisa mais popular globalmente, têm uma reputação muito boa, fornecem relatórios on-line e são provavelmente os mais propensos a produzir resultados inicialmente.

O Yahoo e o Bing também têm excelentes sistemas de links pagos e estão cada vez melhores. As ofertas mais recentes de todos os três agora também estão começando a permitir o direcionamento a dados demográficos específicos, uma tendência que provavelmente se tornará a forma preferida de direcionar o público online assim que os recursos para este tipo de direcionamento amadurecerem.
 
 

5. Envolva um especialista em marketing na Internet

Nesse ponto, você deve começar a ver alguns resultados e estar em uma boa posição para fazer algumas perguntas inteligentes.
De preferência, lide apenas com uma empresa que tenha uma boa reputação (peça os dados de contato do cliente para saber se eles são eficazes), e que já exista há pelo menos alguns anos.

Eles também devem fornecer relatórios muito detalhados (peça exemplos antecipadamente) e serem capazes de explicar em detalhes como eles promovem seu site, em quais sites o fazem, o número de visualizações e cliques por site por dia, e a eficácia de cada promoção em relação à seguinte.

Eles também devem se reunir com você pelo menos uma vez por mês para analisar sucessos e fracassos e envolvê-lo no processo de tomada de decisão sobre onde promover seu negócio.

Pelo menos mensalmente, você deve estar em posição de avaliar seu custo por venda para várias promoções e mudar seu foco de acordo.
Especialmente, tenha cuidado com as empresas que afirmam resultados irrealisticamente rápidos, ou baseiam seus negócios principalmente no envio de mecanismos de pesquisa, ou usam práticas enganosas para tentar "enganar" os mecanismos de pesquisa para classificá-lo melhor.

Na melhor das hipóteses, eles não produzem nenhum valor e podem, em alguns casos, fazer com que seu site seja removido ou classificado em uma posição muito baixa pelos mecanismos de pesquisa.
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp